Na coluna Poder e Contrapoder desta semana, André Singer analisa o primeiro debate entre Donald Trump e Joe Biden, candidatos à presidência dos Estados Unidos. Para o colunista, a postura do atual presidente dos Estados Unidos no debate, com interrupções e acusações, precisa ser observada pelo eleitor brasileiro, pois pode ser uma tendência a ocorrer nas eleições presidenciais do Brasil em 2022.
Singer acredita que o presidente Jair Bolsonaro tende a repetir, ou até mesmo a imitar, a postura do presidente Donald Trump. No debate presidencial norte-americano, o atual presidente dos EUA adotou como estratégia a de inviabilizar qualquer troca de ideias e “o tempo todo interrompia o adversário, falava alto e provocava, de tal maneira que o debate ficou bastante conturbado e essa agitação dificulta para o telespectador se atentar nas propostas e ideias veiculadas pelos oponentes”.
O colunista acredita que ainda é cedo para fazer previsões para as eleições presidenciais do Brasil em 2020, mas reitera a tendência de candidatos brasileiros utilizarem a mesma tática do candidato Donald Trump: “Esse estilo e alguns tipos de argumentos merecem essa atenção dos eleitores brasileiros, dadas certas semelhanças do processo que está ocorrendo nos EUA e aqui”.
Ouça a coluna na íntegra pelo player acima.
Poder e Contrapoder
A coluna Poder e Contrapoder, com o professor André Singer, no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.
.