Postura de Trump em debate pode se repetir durante eleições brasileiras

Segundo o colunista, o presidente Jair Bolsonaro tende a repetir ou até imitar a postura do presidente Donald Trump, que interrompeu e fez acusações a Joe Biden

 01/10/2020 - Publicado há 4 anos

Logo da Rádio USP

Na coluna Poder e Contrapoder desta semana, André Singer analisa o primeiro debate entre Donald Trump e Joe Biden, candidatos à presidência dos Estados Unidos. Para o colunista, a postura do atual presidente dos Estados Unidos no debate, com interrupções e acusações, precisa ser observada pelo eleitor brasileiro, pois pode ser uma tendência a ocorrer nas eleições presidenciais do Brasil em 2022.

Singer acredita que o presidente Jair Bolsonaro tende a repetir, ou até mesmo a imitar, a postura do presidente Donald Trump. No debate presidencial norte-americano, o atual presidente dos EUA adotou como estratégia a de inviabilizar qualquer troca de ideias e “o tempo todo interrompia o adversário, falava alto e provocava, de tal maneira que o debate ficou bastante conturbado e essa agitação dificulta para o telespectador se atentar nas propostas e ideias veiculadas pelos oponentes”. 

O colunista acredita que ainda é cedo para fazer previsões para as eleições presidenciais do Brasil em 2020, mas reitera a tendência de candidatos brasileiros utilizarem a mesma tática do candidato Donald Trump: “Esse estilo e alguns tipos de argumentos merecem essa atenção dos eleitores brasileiros, dadas certas semelhanças do processo que está ocorrendo nos EUA e aqui”.

Ouça a coluna na íntegra pelo player acima.


Poder e Contrapoder
A coluna Poder e Contrapoder, com o professor André Singer,  no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.