As armadilhas da maquiagem por inteligência artificial

O perigo de aplicativos desse tipo é o usuário passar a desejar ser igual à sua imagem artificial, alerta o professor Luli Radfahrer

 28/10/2022 - Publicado há 1 ano     Atualizado: 31/10/2022 as 10:42

Logo da Rádio USP

A maquiagem por inteligência artificial é algo mais sofisticado do que se possa imaginar. A transformação estética resultante beira à perfeição e permite alterar características faciais e obter todo tipo de retoque. Dentre os aplicativos do gênero, o facetune é um dos mais populares, segundo o professor Luli Radfahrer, mas há muitos outros que possuem os mesmos recursos. E o melhor, de acordo com o colunista, é que o resultado não fica nem um pouco artificial, o que, por outro lado, pode ser um problema, “porque fica realístico, mas não real”, uma vez que o indivíduo efetivamente não se submeteu a nenhum tipo de cirurgia plástica.

O perigo é que, vivendo unicamente no mundo do Instagram, ele passe a querer ser igual à sua imagem artificial, num processo bem conhecido pela psiquiatria, o de dismorfia corporal, que nada mais é do que a preocupação exagerada com o corpo, tão conhecida por muitas modelos, mas hoje bastante exacerbada e atingindo também os homens: 45% deles estão insatisfeitos com seu corpo; 25anos atrás, esse índice era de apenas 15%. Para o colunista, é muito importante entender que aquilo que está ali, na tela, é uma manipulação cada vez mais próxima de um desenho realista, sobretudo nos dias atuais, quando as pessoas se relacionam, muitas vezes, somente por meio desse tipo de aplicativo.


Datacracia
A coluna Datacracia, com o professor Luli Radfahrer, vai ao ar quinzenalmente, sexta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7 ; Ribeirão Preto 107,9 ) e também no Youtube, com produção da Rádio USP Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.