Pesquisa busca voluntários para avaliação de sintomas de dismorfia muscular em gays, lésbicas e bissexuais

Estudo pretende investigar a imagem corporal e o comportamento alimentar voltados para o ganho de massa muscular

 12/12/2022 - Publicado há 1 ano
Por

Atualmente, a existência de um padrão de beleza têm influenciado a busca por musculatura e definição muscular. Essa procura pelo “corpo perfeito” pode, em alguns casos, levar à dismorfia muscular, um subtipo de transtorno dismórfico corporal, em que há preocupação patológica com a muscularidade, o que altera a percepção da imagem corporal.

Com o objetivo de investigar a dismorfia muscular em gays, lésbicas e bissexuais, pesquisadoras do Laboratório de Nutrição e Comportamento (LNC), da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, buscam voluntários para estudo sobre a avaliação da imagem corporal e do comportamento alimentar voltados para o ganho de massa muscular. Para participar, os voluntários devem preencher o formulário disponível on-line neste link.

Para participar, é necessário ter de 18 a 50 anos. As informações dos participantes serão tradadas de maneira anônima e os dados coletados vão ser mantidos em confidencialidade, garantindo o sigilo e a privacidade dos voluntários.

As responsáveis pela pesquisa Avaliação de sintomas de dismorfia muscular e busca pela muscularidade em gays, lésbicas e bissexuais são as nutricionistas e mestrandas Isabella Brisotti e Maria Laura Precinotto e a professora Maria Fernanda Laus, orientadora do estudo.

Segundo as pesquisadoras, “pesquisas sobre imagem corporal e comportamento alimentar voltados para o ganho de massa muscular na população de homens gays e bissexuais e mulheres lésbicas e bissexuais são escassas e inconsistentes. ” Por isso, a partir desse estudo, pretendem realizar “um levantamento de base populacional sobre sintomas de dismorfia muscular e busca pela muscularidade em mulheres lésbicas e bissexuais, analisar qualidades psicométricas do Muscle Dysmorphic Disorder Inventory (MDDI), que avalia sintomas de dismorfia muscular, do Drive for Muscularity Scale (DMS), que avalia as atitudes e comportamentos orientados para a muscularidade e do Muscularity-Oriented Eating Test (MOET), que avalia os aspectos de atitudes alimentares e comportamentos associados à busca pela muscularidade, nessa população de homens e mulheres homossexuais e bissexuais”.

Mais informações com as pesquisadoras pelos e-mails ibrisotti@usp.br e maria.precinotto@usp.br

Para participar da pesquisa, clique aqui.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.