Demarcação de terras indígenas na Bolívia marca palestra na USP

Realizada presencialmente e apenas em espanhol, encontro propõe discutir a interseção entre território, classe e etnia

12/06/2023 - Publicado há 11 meses
Encontro vai discutir a demarcação de terras indígenas na reserva boliviana – Foto: Unsplash

Na próxima quarta-feira, 14, o Laboratório de Geografia Agrária da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP promove a palestra Situando reivindicações etnoterritoriais: dinâmicas de exclusão fundiária na Reserva Florestal Guarayos. Um dos objetivos do encontro é discutir a demarcação de terras indígenas na reserva, que está situada na Bolívia, frente ao avanço do agronegócio na região, com foco na mudança da dinâmica do trabalho e na interseção entre classe e etnia.

O evento acontece de forma totalmente presencial a partir das 18 horas, no Auditório Milton Santos, localizado na FFLCH. Sob a coordenação de Marta Inez Medeiros Marques, professora do Departamento de Geografia e que atualmente tem estudado a relação entre território, agricultura e sociedade, o debate será proferido apenas em espanhol. Além disso, a proposta é também incentivar estudantes de graduação e pós-graduação a se aproximarem das discussões fundiárias a partir de uma perspectiva interseccional.

Como convidado, Enrique Castañón Balliviá estará presente para apresentar seus atuais estudos. Atualmente ele é professor de Desenvolvimento Internacional no Institute of the Americas da University College London, na Inglaterra. É também editor de resenhas de livros do Journal of Agrarian Change. No doutorado, pesquisou a respeito dos processos de mudança agrária no nordeste da Bolívia, revelando que os indígenas têm efetivamente empregado o pertencimento etnoterritorial como justificativa para reivindicar a terra.

Saiba mais:agraria@usp.br, com o Laboratório de Geografia Agrária