Livro conecta arte, arquitetura e design ao mundo digital

Publicada em inglês, obra da pesquisadora Christiane Wagner será lançada em Nova York e Londres no dia 30 de dezembro

21/12/2022 - Publicado há 1 ano
Detalhe da capa do livro Visualizations of Urban Space Digital Age, Aesthetics, and Politics, de Christiane Wagner – Foto: Reprodução

A pesquisadora Christiane Wagner vai lançar no dia 30 de dezembro o livro Visualizations of Urban Space Digital Age, Aesthetics, and Politics, publicado em Nova York e Londres pela Editora Routledge, Taylor & Francis Group. Com 224 páginas e prefácio do professor Morton Schoolman, da State University of New York, a obra é resultado de pesquisas realizadas por Christiane em três diferentes unidades da USP – a Escola de Comunicações e Artes (ECA), a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) e o Museu de Arte Contemporânea (MAC).

Christiane Wagner – Foto: Arquivo pessoal

“Esta obra demonstra como a arte, a arquitetura e o design podem transformar a cultura, a sociedade e a natureza pelas realizações artísticas e culturais, pela integração e por novas formas de desenvolvimento”, afirma a autora. “Ela explora ambientes onde arte, imaginação e prática criativa encontram-se em espaços urbanos e se conectam com o mundo digital. As relações entre visualizações urbanas, estética e política são discutidas no contexto das novas tecnologias e dos desafios sociais e urbanos em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.”

Capa do livro da pesquisadora Christiane Wagner, que será lançado em 30 de dezembro – Foto: Divulgação

No livro, Christiane parte de uma discussão sobre estética social para analisar a cultura visual contemporânea global e a evolução tecnológica. Ao longo de 12 capítulos, ela demonstra como a arquitetura e o design desempenham papéis significativos na causa e solução de transformações ambientais complexas na era digital. “Além disso, ao promover encontros interdisciplinares entre arte, arquitetura e design, o livro apresenta diferentes abordagens teóricas de como a interação das artes com o meio ambiente responde à lógica das construções da realidade.”

Visualizations of Urban Space Digital Age, Aesthetics, and Politics se destina a estudiosos, pesquisadores e estudantes universitários em estética, filosofia, cultura visual, ciências da comunicação, artes, arquitetura, design e demais estudos relacionados às ciências sociais e humanas.

Christiane Wagner é doutora em Estética e Ciências da Arte pela Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne, na França, e em Design e Arquitetura pela FAU e mestre em Ciências da Comunicação pela ECA. Desde 2017 é membro do grupo de pesquisa Teoria Crítica, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e do grupo de pesquisa em Divulgação e Comunicação da Ciência, da ECA.