Nova coleção divulga produção de arquitetura, urbanismo e design

Coleção Caramelo, da FAU, pretende publicar anualmente três obras gratuitas em versões digitais e impressas

20/01/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 21/01/2022 as 9:35
Selo criado para a Coleção Caramelo – Fotomontagem com imagem de Divulgação

A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP lançou recentemente os primeiros volumes da Coleção Caramelo, selo destinado à publicação da produção de estudantes, professores e funcionários da faculdade. Através de concursos periódicos, a coleção pretende disponibilizar anualmente três títulos localizados nas áreas da arquitetura, urbanismo e design.

De acordo com a professora Ana Claudia Veiga de Castro, presidente da Comissão Editorial das Publicações da FAU, a iniciativa surgiu de uma decisão institucional entre a comissão e a diretoria da FAU. “A faculdade tem um Laboratório Didático que pode imprimir livros, e na nossa Comissão Editorial decidimos que a FAU edita institucionalmente três livros a cada ano, por isso criamos a Coleção Caramelo, no sentido de fazer valer os nossos laboratórios didáticos, valorizando também o trabalho técnico”, explica.

A professora Ana Claudia Veiga de Castro – Foto: Arquivo pessoal

Essa decisão, continua Ana Claudia, envolveu a vontade de organizar os trabalhos realizados nas gráficas da faculdade, situadas em sua Seção Técnica de Produção Editorial (LPG). “A FAU tem a possibilidade de produzir não só livros eletrônicos, mas editar e imprimir, e esse laboratório tem uma tradição, desde os anos 1950, 1960”, conta a professora. Com a coleção, a ideia é coordenar as iniciativas particulares de produção, que sempre ocorreram, em um projeto que envolva múltiplos agentes da faculdade, desde estudantes até os funcionários da área de comunicação.

Segundo Ana Claudia, a proposta começou a ser elaborada pelo então presidente da Comissão Editorial, professor Mario Henrique Simão D’Agostino, em diálogo com a diretora da FAU Ana Lucia Duarte Lanna. Com o falecimento de D’Agostino em novembro de 2021, Ana Claudia, que já estava envolvida no projeto, assumiu sua coordenação.

Os títulos da coleção, explica a professora, são selecionados a partir de um concurso anual, que prevê a publicação de três livros. Estudantes, professores e funcionários da FAU podem inscrever trabalhos relacionados com arquitetura, urbanismo e design, as áreas de ensino e pesquisa da faculdade. Iniciações científicas, trabalhos finais de graduação (TFG), teses e dissertações também podem concorrer, desde que sejam produções já contempladas com alguma premiação ou menção honrosa.

Segundo Ana Claudia, essa condição busca reduzir o volume de trabalhos inscritos, já que todos são enviados para avaliações de pareceristas externos. “Se todo mundo que fez uma tese quisesse mandar, não teríamos como gerir tudo”, explica a professora. “Isso também ajuda a organizar os materiais. São trabalhos que já passaram por algum crivo, foram recomendados.”

A própria identidade visual da coleção – um selo que acompanha cada publicação – também surgiu a partir de um concurso. O trabalho escolhido, de Leandro Leão Alves, é inspirado no prédio da FAU, localizado na Cidade Universitária, com suas rampas que conduzem ao Salão Caramelo, o espaço de encontro e convivência que batiza a coleção. O projeto gráfico dos livros, feito no LPG, ficou a cargo dos técnicos André Ferreira e Tadeu Maia e do professor Chico Homem de Melo.

O professor Mario Henrique e a professora da FAU Andrea Loewen – Foto: Arquivo pessoal

Além da versão digital das obras, a coleção prevê a impressão de 300 exemplares que serão distribuídos gratuitamente para bibliotecas de universidades públicas e institutos de arquitetura espalhados pelo Brasil. Os autores também receberão parte da tiragem e o público presente nos lançamentos das edições impressas ganharão os seus. “Estamos contando com essa distribuição que é um ‘mão a mão’”, diz a professora.

Ana Claudia comenta que, justamente, um dos grandes desafios da coleção é a divulgação e distribuição das obras. “Os livros se realizam quando são lidos, não adianta só publicar”, aponta. Por isso, a professora vê como fundamental um esforço combinado da comissão editorial, do LPG e da equipe de comunicação da FAU para que as obras ganhem vida.

Em 2022, o projeto entra em seu segundo ano e os livros do concurso atual já estão sendo avaliados pelos pareceristas, de acordo com Ana Claudia. Das obras de 2021, dedicadas ao professor Mario Henrique, duas já estão disponíveis em versão digital e aguardam agora as edições impressas.

Um dos trabalhos é a coleção de artigos Arquivos, memórias da cidade, historiografias da arquitetura e do urbanismo, organizado por Ana Claudia ao lado dos também professores da FAU Joana Mello de Carvalho e Silva e Eduardo Augusto Costa. O outro é Várzea do Tietê: projeto e urbanização marginal, fruto da tese de doutorado de Jordana Alca Barbosa Zola. O terceiro título contemplado em 2021, que ainda aguarda publicação on-line, é Mulheres e periferias como fronteiras: o tempo-espaço das moradoras do Conjunto Habitacional José Bonifácio, resultado da dissertação de mestrado de Carolina Alvim de Oliveira Freitas.

As obras estão disponíveis gratuitamente no Portal de Livros Abertos da USP.