Autoridades deveriam ampliar políticas habitacionais para lidar com eventos climáticos extremos

Ao comentar a tragédia provocada pelas chuvas em Petrópolis, Nabil Bonduki alerta que governantes precisam preparar as cidades de forma mais concreta, incluindo mudanças nas políticas de habitação

 24/02/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 07/03/2022 as 13:22
Por

Logo da Rádio USP

Na edição de Cotidiano na Metrópole desta semana, o arquiteto e urbanista Nabil Bonduki, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, comenta as chuvas que atingiram vários bairros de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, na última semana. A tragédia deixou mais de 190 mortos e 69 desaparecidos.

Para o professor, o trágico acontecimento “mostrou os perigos dos eventos climáticos que estão acontecendo com mais frequência e com mais intensidade em todo o planeta, em função da emergência climática”. De acordo com o urbanista, o ocorrido em Petrópolis deixou o Brasil “absolutamente impactado pela violência da chuva e dos deslizamentos”.

Na opinião do especialista, a situação deveria acender “um sinal vermelho” para os governantes responsáveis, que precisam preparar as cidades brasileiras de forma mais concreta, o que significa desenvolver melhores sistemas de alerta.

Além disso, o professor defende que, “se não tivermos medidas estruturais que alterem o processo de ocupação do solo das nossas cidades, vamos ver esses fenômenos se repetirem, principalmente para a população de baixa renda, que ocupa áreas de risco por falta de alternativas”.


Cotidiano na Metrópole
A coluna Cotidiano na Metrópole, com o professor Nabil Bonduki, vai ao ar quinzenalmente às quinta-feira às 9h00, na Rádio  USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção a Rádio USP,  Jornal da USP e  TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.