Professor Ayrton Custódio Moreira é Doutor Honoris Causa da Universidade Federal de Sergipe

O título é um reconhecimento pela contribuição na formação docente na UFS e por ajudar a transformar a Universidade em um centro de excelência na área de endocrinologia

29/07/2022 - Publicado há 2 anos
Ayrton Custódio Moreira, professor da FMRP, recebe o título Honoris Causa da Universidade Federal de Sergipe – Foto: Jornal da USP

O Conselho Universitário da Universidade Federal de Sergipe (UFS) aprovou com unanimidade o título de Doutor Honoris Causa ao professor Ayrton Custódio Moreira, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP. A atribuição é pela trajetória acadêmica e profissional com importante contribuição na formação docente do Departamento de Medicina da UFS e por ajudar a transformar a universidade em um centro de excelência na área de endocrinologia.

Moreira é graduado em Medicina com residência em Clínica Médica e em Endocrinologia, mestrado e doutorado em Clínica Médica pela FMRP, além de pós-doutorados no Mount Sinai School of Medicine, nos Estados Unidos, e no St. Bartholomew’s Hospital, na Inglaterra. Possui experiência na área de endocrinologia com estudos em temas como síndrome de Cushing, ritmo circadiano e cortisol salivar.

Durante a carreira, o professor foi diretor executivo da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência do Hospital das Clínicas da FMRP (Faepa), diretor da FMRP e presidente da Comissão de Ética da USP. Atualmente, é docente titular sênior do Departamento de Clínica Médica da FMRP.

A cerimônia para entrega do prêmio será no dia 19 de agosto, às 19 horas, no Auditório Libório Firmo da UFS.