Professor Francisco Silveira Guimarães é premiado nos EUA pelas contribuições em neurociências e canabidiol

Além do docente, receberam o Prêmio Gill Transformative Investigator 2022 pesquisadores da University of Calgary, The Icahn School of Medicine at Mount Sinai, University of Cagliari e Harvard Medical School

29/07/2022 - Publicado há 2 anos

Francisco Silveira Guimarães

O professor Francisco Silveira Guimarães, do Departamento de Farmacologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, receberá o Prêmio Gill Transformative Investigator 2022. A premiação, que é oferecida pelo Linda and Jack Gill Center for Biomolecular Science dos Estados Unidos da América, é dedicada para cientistas que possuem contribuições em pesquisa na área de neurociências. Além do docente, foram premiados pesquisadores da University of Calgary, The Icahn School of Medicine at Mount Sinai, University of Cagliari e Harvard Medical School.

A cerimônia para entrega do prêmio será em setembro durante o Gill Symposium 2022, cujo tema deste ano será a Cannabis.

Trajetória do professor Guimarães

O professor Guimarães é graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1981), possui doutorado em Farmacologia pela FMRP-USP. Ele é membro titular da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Ciências do Estado de São Paulo. Possui experiência na área de Farmacologia, com ênfase em Neuropsicofarmacologia em estudos com óxido nítrico, ansiedade, glutamato, serotonina, canabinoides e estresse.