USP busca voluntários para estudo sobre gordofobia e crenças relacionadas à obesidade

Pode participar pessoa com qualquer peso e que tenha 18 anos ou mais

 29/07/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 03/08/2022 as 11:47
Por

 

Voluntárias precisam ter 18 anos ou mais e preencher questionário on-line – Foto de Pixabay no Pexels

 

A Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP busca voluntários de qualquer peso para estudo de validação na população brasileira de duas escalas que investigam estigma do peso. A pesquisa vai aplicar as escalas de Gordofobia e a Escala de Crenças Relacionadas as Pessoas com Obesidade, que avaliam o medo patológico da gordura e as crenças sobre as pessoas com obesidade.

De acordo com os pesquisadores, os resultados serão utilizados para investigar as crenças relacionadas ao estigma do peso. “O estigma do peso é a desvalorização do indivíduo com obesidade e reduz esta população a características comportamentais, de qualidades morais e principalmente guiadas pela aparência física”, explica Gabriela C. Arces, doutoranda da FMRP.

Para participar é preciso ter 18 ou mais e preencher um questionário on-line neste link com perguntas sobre informações sociodemográficas, como estado civil e nível de escolaridade; e questões das escalas que envolvem obesidade, gordofobia e atitudes antiobesidade.

A pesquisa Crenças relacionadas às pessoas acima do peso é realizada pela doutoranda Gabriela C. Arces com orientação da professora Camila Cremonezi Japur e co-orientação de Maria Fernanda Laus.

Mais informações: gabiarces@gmail.com ou no site do Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Metabolismo da FMRP neste link

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.