Entrevista com o duo Ana e Eric é destaque do “Express Cultura” desta segunda-feira (25/9)

Duo fala do lançamento de seu primeiro álbum, “Our House From Here”, que explora a complexa experiência dos artistas longe do Brasil

25/09/2023 - Publicado há 8 meses
Foto: Capa do álbum Our House From Here
Logo da Rádio USP

Express Cultura desta segunda-feira (25/9) traz como destaque a entrevista com o duo Ana e Eric, que lançaram o seu primeiro álbum, Our House From Here, com o single I Can See Our House From Here. A dupla de brasileiros, que há anos chama o Canadá de lar, une neste álbum as sonoridades desses dois países, ao mesmo tempo que explora a complexa experiência de viver longe da terra natal. Na entrevista para o Express, os artistas comentam sobre os bastidores da produção do LP, a questão do morar longe do país de origem, os shows no Brasil e muito mais.

Entre as dicas do programa de hoje, estão as exposições em Ribeirão Preto que refletem diferentes movimentos e estilos que influenciaram a arte ao longo do tempo. A primeira é Pura Rotina, do Toró Coletivo de Arte, que reúne seis obras e instalações criadas com materiais recicláveis e não recicláveis que fazem parte do cotidiano, e pode ser visitada até 11 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, no Instituto de Estudos Avançados de Ribeirão Preto da USP, na Rua Pedreira de Freitas, casa 20, próximo ao Prédio Central da Faculdade de Medicina, aqui no campus da USP.

No Espaço Cultural e de Extensão Universitária (Eceu) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP, há a exposição Diário 366, do artista Bruno Novaes, com curadoria de Júlia Lima. Páginas do diário do artista, diversos objetos que compõem este projeto e o seu livro lançado em 2021 podem ser visitados até primeiro de novembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30. O Eceu fica na Avenida Nove de Julho, 980.

Lancinante, da artista Tatiana Ferraz, um evento do 48° Sarp – Salão de Arte Ribeirão Preto Nacional Contemporâneo, é fruto da experiência de viver em grandes cidades, onde o espaço é cada vez mais cercado, produzindo uma paisagem fortificada. A exposição está no piso térreo do Marp, Museu de Arte de Ribeirão Preto, Rua Amazonas, 323, de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 17h30. Entrada gratuita.

Esta é a última semana para visitar a exposição História Em Quadrões: Pinturas de Maurício de Sousa. As peças são releituras de pinturas e esculturas de artistas mundialmente consagrados, mas com os personagens da Turma da Mônica. A mostra está no hall de entrada do Teatro do Sesi, Rua João Ignachiti, 20,  de quarta a sábado, das 11h às 20h, e aos domingos, das 13h às 19h, e fica em exibição até 30 de setembro.

Também é a última semana para ver a exposição German Lorca no Instituto Figueiredo Ferraz. A mostra reúne cerca de 40 fotografias produzidas pelo fotógrafo entre as décadas de 1940 e 2010. German Lorca é um dos pioneiros da fotografia moderna do Brasil e a exposição de suas obras, gratuita e livre, vai até 30 de setembro. O Instituto Figueiredo Ferraz fica na Rua Maestro Inácio Stábile, 200, e a visitação acontece de terça-feira a sábado, das 14h às 18h.

Ainda dá tempo de conferir Acúmulo Descarte, com obras do artista Rogerio Baldini. A exposição, gratuita e aberta a todos os públicos, pode ser visitada até 30 de setembro na Casa Abaeté, Rua Visconde de Abaeté, 820, de terça-feira a sábado, das 16h às 18h30. Também integra o 48° Sarp – Salão de Arte Ribeirão Preto, assim como Engenhos e Paisagens, da artista Adelaide Sampaio. As obras de Adelaide Sampaio estão no Museu Casa da Memória Italiana e podem ser visitadas até 11 de outubro na Rua Tibiriçá, 776, centro de Ribeirão Preto.

*Estagiária com orientação de Mel Vieira e Gabriel Mendeleh; edição de Rose Talamone

O Express Cultura é um programa de variedades da Rádio USP Ribeirão voltado para a divulgação de eventos culturais da cidade de Ribeirão Preto e região. Traz dicas de exposições, filmes, apresentações teatrais e de literatura. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz). Produzido e apresentado por Gabriel Mendeleh e Mel Vieira; trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana.