USP Filarmônica é o destaque do “Express Cultura” desta terça-feira (26/9)

A orquestra realiza concerto comemorativo aos 70 anos da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP, nesta terça-feira, às 20h, no Teatro Pedro II

26/09/2023 - Publicado há 7 meses
USP Filarmônica sob regência do maestro Rubens Russomanno Ricciardi – Foto: André Estevão
Logo da Rádio USP

O Express Cultura desta terça-feira (26/9) traz como destaque a entrevista com o maestro Rubens Russomanno Ricciardi, que rege a USP Filarmônica em concerto comemorativo aos 70 anos da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP, nesta terça-feira, a partir das 20h, no Teatro Pedro II. Na entrevista para o programa, o maestro fala sobre a apresentação de projetos futuros e também sobre a parceria da Filarmônica com a EERP.

O Express Cultura também traz dicas de cinema, com o longa Um Broto Legal, dirigido por Luís Alberto Pereira. O filme conta a história da primeira cantora de rock nacional, Celly Campello, responsável por hits como Banho de Lua e Estúpido Cupido. A trama traz a história e a trajetória da cantora, desde sua cidade natal, Taubaté, até o topo das paradas, além da sua relação com seu irmão Tony Campello. A sessão tem início às 18h30, no Museu da Imagem e do Som (MIS), na Rua Cerqueira César, 371. A atividade é gratuita.

Ainda na sessão cinema, a Casa das Belas Artes exibe, hoje e amanhã, na sessão das 19h, o filme Retratos Fantasmas, com classificação indicativa de 12 anos. No documentário brasileiro, o diretor Kleber Mendonça Filho retrata a cidade de Recife. Reunindo imagens de arquivo, fotografias e registros em movimento, durante uma hora e meia, o longa explora a história do centro da cidade, contada a partir das salas de cinema que movimentavam a população e ditavam comportamentos.

Já na sessão das 14h, o filme em cartaz é As Oito Montanhas, dos diretores Charlotte Vandermeersch e Feliz Van Groeningen. Com classificação indicativa de 12 anos, o filme francês narra a história de Pietro, um menino da cidade, e Bruno, o último descendente de uma aldeia nas montanhas. Ao longo dos anos, Bruno permanece sempre fiel à sua montanha, enquanto Pietro é um espírito livre, cheio de idas e vindas. Durante a história, os caminhos dos meninos se cruzam, e enquanto eles aprendem sobre o significado da vida, a importância das origens e as dores do amor, Pietro e Bruno descobrem o que é serem amigos para toda a vida.

Os ingressos para as duas sessões custam R$ 40 inteira e R$ 20 meia-entrada, lembrando que a Casa Belas Artes não aceita cartão – os pagamentos devem ser feitos em dinheiro ou pix. O espaço fica na Rua Conselheiro Dantas, 500, na Vila Tibério.

Hoje também tem, na Biblioteca Sinhá Junqueira, mais uma edição do  Ativamente – Saúde em Movimento, para o público da terceira idade. Respeitando os limites de cada corpo, o Ativamente administra aulas de atividades físicas, com duração de uma hora, conduzidas por uma fisioterapeuta e bailarina. Para participar do Ativamente, você deve estar usando roupas confortáveis, além de levar uma garrafa de água. A aula em grupo começa às 15h, na Biblioteca Sinhá Junqueira, Rua Duque de Caxias, 547, é gratuita e não necessita de inscrições.

Ainda na programação da Biblioteca para o público da terceira idade, tem a Oficina de Smartphone 60+. Em meio ao avanço constante da tecnologia, é natural que a geração dos maiores de 60, conhecidos como baby boomer, se sinta desafiada pelo mundo tecnológico. Assim, por meio de perguntas, respostas e orientação dos assistentes da biblioteca, o público-alvo pode se familiarizar com o digital. A Oficina é hoje, às 15h, na Biblioteca Sinhá Junqueira, que fica na Rua Duque de Caxias, 547.

Amanhã tem o encontro Malu, Memórias de uma Trans, na Gibiteca Padre Euclides. O evento vai ser uma roda de conversa com Anabela Pavão Silva, Claudia Boulevard, Cordeiro Sá e Maria Fernanda Ribeiro, que remete aos quadrinhos que também levam o nome de Malu, Memórias de uma Trans, criado por Cordeiro Sá. Com o mesmo objetivo do evento, a HQ é apenas o começo de conversa, uma colagem de depoimentos e de casos reais do universo LGBTQIA+, que levam o público a refletir posturas frente a pessoas que lutam diariamente contra o preconceito e por sua identidade e liberdade. O evento será às 19h, na Gibiteca Padre Euclides, na Rua Visconde de Inhaúma, 490, primeiro andar. Para participar é necessário inscrição prévia pelo WhatsApp número 3610-0676. A inscrição é gratuita.

Também estão abertas as inscrições para o Edital Cultura em Ação – Programa Coletivo Municipal de Fomento às Artes. Os interessados têm até o dia 21 de outubro para submeterem suas propostas, que podem ser de áreas diversas, como circo, dança, teatro, literatura, moda, artesanato, cultura urbana e arte de rua. Este edital se destaca por oferecer oportunidades em três módulos distintos de premiação. Dois desses módulos estão disponibilizando prêmios no valor de R$ 15 mil cada, proporcionando um incentivo significativo para os artistas locais. Além disso, há um terceiro módulo com prêmios ainda mais substanciais, totalizando R$ 30 mil.

*Estagiária com orientação de Mel Vieira e Gabriel Mendeleh; edição de Rose Talamone

O Express Cultura é um programa de variedades da Rádio USP Ribeirão voltado para a divulgação de eventos culturais da cidade de Ribeirão Preto e região. Traz dicas de exposições, filmes, apresentações teatrais e de literatura. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz). Produzido e apresentado por Gabriel Mendeleh e Mel Vieira; trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana.