Você sabe a diferença entre energia alternativa e energia renovável?

Fernando de Lima Caneppele explica os conceitos e aplicações das alternativas e renováveis

 05/03/2024 - Publicado há 2 meses     Atualizado: 08/03/2024 as 9:22
Por

Dentre as fontes de energia consideradas tanto alternativas quanto renováveis, podemos citar a energia eólica – Foto: Pxfuel
Logo da Rádio USP

Dois conceitos que se confundem no meio sustentável são os de fontes de energia alternativa e fontes de energia renováveis.

De acordo com o professor Fernando de Lima Caneppele, da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da USP, “as energias alternativas são aquelas que não utilizam combustíveis fósseis como matéria-prima para sua geração. Já as energias renováveis são aquelas cuja matéria-prima é considerada renovável, ou seja, não se esgota facilmente”.

Fernando de Lima Caneppele – Foto: e-aulas

Dentre as fontes de energia consideradas tanto alternativas quanto renováveis, podemos citar a energia solar, eólica, hídrica, geotérmica e a de biocombustíveis. “É que, embora os dois conceitos se relacionem, existem exceções como a energia nuclear, que é considerada uma fonte alternativa, porque não utiliza combustíveis fósseis, porém, não é renovável, já que o urânio leva anos para ser formado e pode se esgotar”, aponta o professor.

Caneppele conclui seu raciocínio destacando que “entender as diferenças entre esses dois conceitos é fundamental para compreender as aplicações e limitações de cada fonte e estabelecer uma lógica por trás de cada tipo de produção, influenciada por terreno, recursos e investimentos”.

*Sob supervisão de Cinderela Caldeira e Paulo Capuzzo


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.