Falhas, oscilações e apagões: o que está por trás da qualidade da energia elétrica

Segundo Fernando de Lima Caneppele, “a interrupção da energia afeta diretamente os processos, coloca em risco a vida das pessoas, seja nas vias públicas ou nos atendimentos de saúde”

 20/02/2024 - Publicado há 2 meses
Por

Arte: Cleber Siquette/Jornal da USP
Quedas de energia e apagões estão ligados ao aspecto da qualidade do serviço
Logo da Rádio USP

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), 2023 marcou um recorde de expansão da matriz de geração de energia elétrica no Brasil, com a adição de mais 10,1 gigawatts (GW) de potência registrados até o final do ano. Contudo, para que essa expansão seja aproveitada pelos consumidores, é necessário um cuidado com a qualidade da energia elétrica.

De acordo com o professor Fernando de Lima Caneppele,  da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da USP, “do ponto de vista da qualidade, o setor elétrico é analisado sob três aspectos. O primeiro é a qualidade do atendimento das distribuidoras, tendo esse um caráter mais comercial. A qualidade do serviço, que está mais ligada ao acesso e eventuais interrupções da rede elétrica. E, por fim, a qualidade do produto eletricidade, que trata da conformidade da forma de onda da energia elétrica que chega ao consumidor”.

Fernando de Lima Caneppele – Foto: e-aulas

Qualidade do serviço e do produto

Quedas de energia e apagões estão ligados ao aspecto da qualidade do serviço. Os principais indicadores que ajudam a medir esse elemento é a quantidade de tempo que os consumidores ficam sem energia elétrica e qual a frequência das interrupções. Quedas de energia e apagões podem acarretar em multas às distribuidoras se for constatada negligência ou falha na ação dessas empresas. Em fevereiro de 2024, a Aneel aplicou multa de R$ 165,8 milhões à distribuidora Enel por causa do apagão em São Paulo, em novembro de 2023.

Sobre a qualidade do produto, Caneppele comenta: “Ela faz referência aos fenômenos que afetam a onda de tensão fornecida aos clientes. Sendo os efeitos mais comuns o aumento da tensão de fornecimento, que é a sobretensão, e a diminuição da tensão de fornecimento, ou seja, a subtensão, no popular, quando falamos que a energia está fraca”.

Impacto ao consumidor

Interrupções, oscilações e falhas no atendimento impactam diretamente o consumidor, podendo afetar a vida útil dos equipamentos elétricos, desestabilizando tanto a vida pessoal de um indivíduo como seu trabalho.  

“De uma forma geral, a qualidade da energia impacta não só na sua produção e no seu custo, mas na qualidade de vida das pessoas. A interrupção da energia afeta diretamente os processos, coloca em risco a vida das pessoas, seja nas vias públicas ou nos atendimentos de saúde, por exemplo, e provoca parada e até perda da produção”, destaca o professor. 

*Sob supervisão de Cinderela Caldeira e Paulo Capuzzo


Boletim Energia Sustentável 

Produção: Cinderela Caldeira, Julia Estanislau, Guilherme Castro Sousa. Coprodução - Ferraz Jr. e Fernando de Lima Caneppele
Apresentação - Ferraz Jr.
Coprodução: Cinderela Caldeira, Alessandra Ueno e Julia Estanislau

O Boletim Energia Sustentável vai ao ar na Rádio USP, quinzenalmente, às terças-feiras no Jornal da USP
Edição: Rádio USP
Você pode sintonizar a Rádio USP SP 93,7 MHz e Ribeirão Preto 107,9 MHz, pela internet em www.jornal.usp.br ou nos principais agregadores de podcast
como Spotify, iTunes e Deezer.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.