“Série Energia”: Entenda diferenças entre energia alternativa e energia renovável

O professor Fernando de Lima Caneppele explica os conceitos e aplicações das energias alternativas e renováveis, que possuem significados diferentes

 11/03/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 16/03/2022 as 10:53
Logo da Rádio USP

Para aprender mais sobre os conceitos de energias alternativas e energias renováveis, importa definir o significado de cada uma. Assim, o professor Caneppele inicia falando que as energias alternativas são aquelas que não utilizam combustíveis fósseis como matéria-prima para sua geração. 

Já as energias renováveis, continua o professor, são aquelas cuja matéria-prima é considerada renovável, ou seja, não se esgota facilmente, significando dizer que elas têm a vantagem de não contribuir para a emissão de gases poluentes na nossa atmosfera e o consequente agravamento do efeito-estufa. 

Dentre as fontes alternativas e renováveis de energia, cita como as principais a solar, a eólica, a hídrica, a geotérmica e a de biocombustíveis (que são provenientes de etanol e biodiesel, por exemplo). 

Caneppele adianta que, embora os dois conceitos se relacionem, existem exceções como a energia nuclear, que é considerada uma fonte alternativa, pois não utiliza combustíveis fósseis, porém não é renovável, já que o urânio leva anos para ser formado e pode se esgotar.

Entender as diferenças entre esses dois conceitos, adianta o professor Caneppele, é fundamental para compreender as aplicações e limitações de cada fonte, estabelecendo uma lógica por trás de cada tipo de produção, influenciada por terreno, recursos e investimentos.

A Série Energia tem apresentação do professor Fernando de Lima Caneppele (FZEA), que produziu este episódio com Ana Cristina Barone Machado (discente USP Pirassununga). A coprodução é de Ferraz Junior e edição da Rádio USP Ribeirão. Você pode sintonizar a Rádio USP Ribeirão Preto em FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.