Veículo autônomo deve receber atualização de segurança constante

Marcos Simplicio explica os mecanismos que aumentam a proteção para as pessoas no uso de automóveis autônomos

 11/07/2022 - Publicado há 2 anos
Foto: Flickr

 

Logo da Rádio USP

Os veículos autônomos devem receber atualizações periódicas para assegurar a segurança diante de possíveis ataques cibernéticos maliciosos, que podem alterar o controle de velocidade do automóvel, por exemplo. Falhas podem ser exploradas à medida que o sistemas eletrônicos assumem mais controle do veículo.

“Qualquer coisa que tenha algum poder computacional e com a possibilidade de comunicação entre veículos, ou com algo que esteja na estrada, por exemplo, tem que ser projetada para não ser enganada”, afirma Marcos Simplicio, professor do departamento de Engenharia da Computação da Escola Politécnica (Poli) da USP, pesquisador do Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores (LARC) e membro do Instituto dos Engenheiros Eletrônicos e Eletricistas (IEEE), em entrevista ao Jornal da USP no Ar 1ª Edição

Pode-se pensar no veículo autônomo como um computador, que se comunica com os outros veículos. Um ataque pode ser direcionado ao software específico de uma empresa, como uma distribuidora, para efetivar um roubo de carga. “Uma coisa simples do tipo ‘Me diga onde todos os seus caminhões estão a todo momento para eu monitorar’”, exemplifica Simplicio.

Medidas de segurança

Marcos Simplicio – Foto: Reprodução

Para garantir mais segurança, os veículos devem contar com um sistema de comunicação com as pessoas: o V2X (“Vehicle to Everything”), via internet. É por ele que há os avisos de novas atualizações periódicas para corrigir brechas. A assinatura digital é básica nesse processo. “Todos os dados são acenados digitalmente de forma a saber que [certa mensagem] veio do veículo legítimo”, impedindo que mensagens falsas possam causar problemas. 

Simplicio garante que o hardware e os algoritmos dessas tecnologias, para verificação de assinatura, são bem feitos, impedindo modificações indevidas pelo motorista. A privacidade do usuário é outra questão importante, já que é possível saber, numa mesma assinatura, todos os locais pelo qual certo veículo passou. 

Já o que o automóvel faz com as informações que recebe em situações críticas como a de um acidente inevitável é mais difícil de resolver, afirma o professor. Questões éticas como quem priorizar entram em discussão: “priorizar o dono do carro, ou o número de pessoas (não atropelar mais pessoas)?”

 


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.