É preciso pensar urgentemente em políticas públicas para os idosos

Estudo da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP pretende identificar demandas de uma das maiores parcelas da população brasileira

 23/03/2023 - Publicado há 1 ano

 

Pesquisa aponta vulnerabilidades vivenciadas por idosos e alerta sobre necessidade de políticas públicas para essa população – Fotomontagem: Jornal da USP – Fotos: Freepik e Wikipedia

 

Logo da Rádio USP

 

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a população idosa deve dobrar até 2042. Os números dessa parcela da sociedade são relevantes, ainda mais do ponto de vista da formulação de políticas públicas: “É uma realidade da sociedade, tem um envelhecimento populacional acelerado”, diz o professor Nivaldo Carneiro Júnior, do Departamento de Saúde Coletiva da Santa Casa de São Paulo.

Por isso, a Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP (EACH), em parceria com a Santa Casa, está fazendo um estudo sobre as pessoas idosas que moram sozinhas: “Tem determinantes pessoais, mas, em geral, não é uma opção. Geralmente, ou o filho abandonou ou teve um processo de ruptura de laços familiares. É uma questão que se coloca e precisa ver: que diferenças, que situações, que realidades se colocam para uma pessoa que mora sozinha e o que isso demanda para as políticas públicas”, explica Carneiro.

Objetivo

Marisa Accioly – Foto: FAPESP

“Essa nossa pesquisa está dedicada a entender mais as questões relacionadas às pessoas idosas que moram sozinhas. Nenhum problema em morar só, mas o que nos chama atenção é o que precisamos em relação às políticas públicas: se as pessoas estão vivendo sozinhas por opção ou se é uma falta de opção, e de que maneira os serviços também enxergam essas demandas e fazem encaminhamentos quando necessários”, comenta a professora Marisa Accioly, do curso de graduação em Gerontologia da EACH. 

Além disso, o estudo pretende analisar as várias vulnerabilidades nesse âmbito: “Não há uma, há várias vulnerabilidades sociais. Nosso objetivo é identificar, retificar ou ratificar essas questões, mas também encontrar outras. Na pesquisa, a gente vai buscar identificar, comprovar e ouvir pessoalmente os idosos”, acrescenta Carneiro.

Os dados iniciais serão recolhidos de diversas pesquisas brasileiras, mas a proposta do estudo é realizar entrevistas e recolher informações. “Na nossa primeira fase, nós vamos nos dedicar a fazer a entrevista com dados quantitativos e qualitativos  de pessoas idosas que moram na região central da cidade de São Paulo. Então, selecionamos alguns locais da região central, onde esses idosos frequentam, e fazemos a aplicação do questionário”, coloca Marisa. 

Impactos

Nivaldo Carneiro Junior – Foto: Lattes

“É para que realmente os gestores das políticas públicas tenham mais informações daquilo que é necessário em relação aos determinantes sociais, de saúde, para as pessoas idosas com relação à sensibilidade aos locais públicos, aos serviços que estão disponíveis, às questões de segurança. Vai ser algo extremamente necessário e oportuno para viabilizar um dos marcadores da Organização Mundial da Saúde, que é o envelhecer na comunidade”, pontua a professora sobre os impactos que a pesquisa deve gerar. 

Carneiro acrescenta que as informações e a produção científica são fundamentais para a criação e aprimoramento na agenda de políticas públicas, sobretudo para uma população que deve se tornar ainda mais numerosa nos próximos anos: “Um dos impactos é na agenda pública, essa necessidade de ter políticas. Para isso, precisamos ter informações. A produção científica, a pesquisa, tem o papel de informar para possibilitar o gestor público saber pautar”.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.