Brasil participa da COP26 sem mostrar a realidade na região amazônica

O professor Glauco Arbix refere-se ao desmatamento na região, que aumentou em 22%, apesar de o governo brasileiro mascarar os dados em sua presença na COP26

 23/11/2021 - Publicado há 2 anos

Informação do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais): desmatamento na região amazônica aumentou 22% em relação ao ano passado, a maior alta dos últimos anos, isso apesar de o Brasil, em sua participação na COP26, em Glasgow, ter revelado planos otimistas em relação ao tema. A realidade, porém, é bem outra. O Brasil devastou mais de 13 mil km², com quase 90% dos estragos atingindo os Estados do Pará, Amazonas, Mato Grosso e Rondônia.

Glauco Arbix vê dois grandes problemas nesse cenário: a devastação em si, que é muito grande e cujo combate pelo governo está longe de ser eficaz; por outro lado, o governo vai na COP26 apresentar os seus planos, “totalmente artificiais, e esconde que já tinha esses dados nas mãos”. Para o colunista, “é muito difícil trabalhar, pensar em meio ambiente, pensar na manutenção, na utilização, inclusive comercial, da floresta em pé, a economia pode conviver com isso”, diz ele, antes de concluir: “É uma pena, é preciso ter muita coragem para a gente ler e acompanhar essas notícias”.


Observatório da Inovação
A coluna Observatório da Inovação, com o professor Glauco Arbix, vai ao ar quinzenalmente, terça-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.