Uso de antibióticos na pecuária preocupa saúde animal e humana

Aplicação de medicamentos a partir de biomateriais apresenta um caminho sustentável para a segurança, na visão de Lilian Gregory

09/05/2023 - Publicado há 12 meses     Atualizado: 31/07/2023 as 11:14

Morfologia da superbactéria Acinetobacter baumannii, resistente a várias drogas – Foto: Kateryna Kon /123RF
Logo da Rádio USP

Com apoio da Agência USP de Inovação (Auspin), um grupo de pesquisadores desenvolveu a patente Novo tratamento para endometrite sem uso de antibióticos. “O diferencial é que este produto é um biomaterial e não causa resíduos no animal, isto é, diferentemente do antibiótico, ele pode ser administrado”, explica Lilian Gregory, professora da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP.

Lilian Gregory – Foto: Reprodução YouTube

A endometrite é uma inflamação causada por infecção uterina resultante da entrada de bactérias no corpo. No caso de animais ruminantes, a enfermidade causa infertilidade e afeta diretamente a produção e a reprodução animal, exigida irresponsavelmente em sistemas de criação intensivos. Segundo Lilian, os derivados, como a carne e o leite podem ser consumidos imediatamente após a aplicação do produto no animal.

O medicamento é inócuo e abrange benefícios de propriedades absorventes, cicatrizantes, antissépticas e analgésicas. Sua composição argilosa, por exemplo, ajuda no controle de possíveis processos de infertilidade. O produto também tem liberação controlada, ou seja, o tratamento não é diário. Colocado dentro do útero, o princípio ativo do produto é liberado um pouco de cada vez, elabora a professora.

“Se pensarmos em uma fazenda que possui mil animais criados a pasto, teremos que encontrar este animal doente todos os dias, trazer para o curral e realizar o tratamento. Este manejo é complicado e causa estresse ao animal”, conclui.

A patente teve envolvimento do Departamento de Clínica Médica da FMVZ, com Lilian e Bruno Leonardo Mendonça Ribeiro, e do Departamento de Engenharia de Materiais da Escola Politécnica da USP, com Francisco Valenzuela e Margarita Bobadilla.

O histórico de controle à resistência a antibióticos

Em 2018, o Parlamento Europeu aprovou uma proposta de regulação no uso de antibióticos em animais. Quatro anos depois, a União Europeia proibiu o uso indiscriminado desses medicamentos na criação animal em fazendas, em razão da contenção da proliferação de superbactérias.

Em janeiro de 2020, a Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento proibiu a importação, fabricação, comercialização e o uso de aditivos de três antibióticos em todo território nacional. Atualmente, só permite dois: bacitracina e virginiamicina.

Diante da resistência antimicrobiana, a saúde animal e humana é colocada em risco. Os tratamentos médicos nos animais são dificultados, tendo em vista que a principal finalidade é a promoção de crescimento, sobretudo em condições sanitárias inadequadas e em espaços de confinamento em alta densidade. Pelo lado dos humanos, além do elevado consumo desses animais, a transmissão de doenças no rebanho animal tende a passar para a população. a exemplo da influenza A/H1N1, conhecida como gripe suína.

Momento Tecnologia
Produção: Julia Estanislau, Guilherme Castro Sousa, Alessandra Ueno
Edição de som:  Bruno Torres
Produção geral:  Cinderela Caldeira
E-mail: ouvinte@usp.br
Horário: Quinzenalmente, terças-feiras, às 8h35

O Momento Tecnologia vai ao ar na Rádio USP, quinzenalmente, terças-feiras, às 8h35 – São Paulo 93,7 MHz e Ribeirão Preto 107,9 MHz e também nos principais agregadores de podcast  Veja todos os episódios do Momento Tecnologia

Jornal da USP no Ar
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular.