Uso de antibióticos na pecuária preocupa saúde animal e humana

Aplicação de medicamentos a partir de biomateriais apresenta um caminho sustentável para a segurança, na visão de Lilian Gregory

09/05/2023 - Publicado há 1 ano     Atualizado: 31/07/2023 as 11:14

Morfologia da superbactéria Acinetobacter baumannii, resistente a várias drogas – Foto: Kateryna Kon /123RF
Logo da Rádio USP

Com apoio da Agência USP de Inovação (Auspin), um grupo de pesquisadores desenvolveu a patente Novo tratamento para endometrite sem uso de antibióticos. “O diferencial é que este produto é um biomaterial e não causa resíduos no animal, isto é, diferentemente do antibiótico, ele pode ser administrado”, explica Lilian Gregory, professora da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP.

Lilian Gregory – Foto: Reprodução YouTube

A endometrite é uma inflamação causada por infecção uterina resultante da entrada de bactérias no corpo. No caso de animais ruminantes, a enfermidade causa infertilidade e afeta diretamente a produção e a reprodução animal, exigida irresponsavelmente em sistemas de criação intensivos. Segundo Lilian, os derivados, como a carne e o leite podem ser consumidos imediatamente após a aplicação do produto no animal.

O medicamento é inócuo e abrange benefícios de propriedades absorventes, cicatrizantes, antissépticas e analgésicas. Sua composição argilosa, por exemplo, ajuda no controle de possíveis processos de infertilidade. O produto também tem liberação controlada, ou seja, o tratamento não é diário. Colocado dentro do útero, o princípio ativo do produto é liberado um pouco de cada vez, elabora a professora.

“Se pensarmos em uma fazenda que possui mil animais criados a pasto, teremos que encontrar este animal doente todos os dias, trazer para o curral e realizar o tratamento. Este manejo é complicado e causa estresse ao animal”, conclui.

A patente teve envolvimento do Departamento de Clínica Médica da FMVZ, com Lilian e Bruno Leonardo Mendonça Ribeiro, e do Departamento de Engenharia de Materiais da Escola Politécnica da USP, com Francisco Valenzuela e Margarita Bobadilla.

O histórico de controle à resistência a antibióticos

Em 2018, o Parlamento Europeu aprovou uma proposta de regulação no uso de antibióticos em animais. Quatro anos depois, a União Europeia proibiu o uso indiscriminado desses medicamentos na criação animal em fazendas, em razão da contenção da proliferação de superbactérias.

Em janeiro de 2020, a Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento proibiu a importação, fabricação, comercialização e o uso de aditivos de três antibióticos em todo território nacional. Atualmente, só permite dois: bacitracina e virginiamicina.

Diante da resistência antimicrobiana, a saúde animal e humana é colocada em risco. Os tratamentos médicos nos animais são dificultados, tendo em vista que a principal finalidade é a promoção de crescimento, sobretudo em condições sanitárias inadequadas e em espaços de confinamento em alta densidade. Pelo lado dos humanos, além do elevado consumo desses animais, a transmissão de doenças no rebanho animal tende a passar para a população. a exemplo da influenza A/H1N1, conhecida como gripe suína.

Momento Tecnologia
Produção: Julia Estanislau, Guilherme Castro Sousa, Alessandra Ueno
Edição de som:  Bruno Torres
Produção geral:  Cinderela Caldeira
E-mail: ouvinte@usp.br
Horário: Quinzenalmente, terças-feiras, às 8h35

O Momento Tecnologia vai ao ar na Rádio USP, quinzenalmente, terças-feiras, às 8h35 – São Paulo 93,7 MHz e Ribeirão Preto 107,9 MHz e também nos principais agregadores de podcast  Veja todos os episódios do Momento Tecnologia

Jornal da USP no Ar
Jornal da USP no Ar no ar veiculado pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h, 16h40 e às 18h. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular.