Restrições orçamentárias afetam as universidades

Investimentos que trazem resultados imediatos e de longo prazo fomentam debates

 15/05/2019 - Publicado há 5 anos

Logo da Rádio USP

Na coluna Fique de Olho desta semana, o professor Eduardo Rocha fala sobre as restrições orçamentárias nas universidades.

De acordo com o professor Rocha, a limitação orçamentária é um assunto que vem se estendendo nos últimos anos e que agora chegou em um momento de grande tensão. Para ele, o maior embate é entre o investimento em formação e pesquisa em profissões de resultado imediato e o investimento nas que produzem resultados mais conceituais e de longo prazo.

Rocha conta que mesmo as áreas que trabalham com recursos técnicos e produzem resultados imediatos, como a oftalmologia, necessitam de recursos humanos e métodos que levam tempo para contribuir com os pacientes, e, apesar das discussões acerca do assunto, deve-se continuar com a formação de profissionais completos.

Ouça no link acima a íntegra da coluna Fique de Olho.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.