Para Renato Janine, poderes constitucionais estão em crise

Colunista comenta a discussão dos ministros Gilmar Mendes e José Roberto Barros do Supremo Tribunal Federal

 01/11/2017 - Publicado há 6 anos

Logo da Rádio USP

Na coluna desta semana, o professor Renato Janine Ribeiro comenta a discussão ocorrida no dia 26 de outubro entre Gilmar Mendes e José Roberto Barroso, ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). O professor afirma que o Brasil vive um momento duro, em que  os poderes constitucionais – o Executivo, o Legislativo e o Judiciário – entraram um depois do outro em forte crise. E parte dessa crise está no fato de que cada um deixou de cumprir sua missão.

Janine destaca que os dois ministros deveriam se tratar de uma maneira muito mais delicada. “A vantagem em favor do ministro Barroso é que foi a primeira vez, em vários anos, que alguém colocou um limite ao Gilmar Mendes”, diz o docente, lembrando que o ataque anterior a esse ministro, nem todo mundo lembra, veio do ex-ministro Joaquim Barbosa, há quase dez anos.

Já a atual presidente do STF, a ministra Cármen Lúcia, tem tido, na opinião de Janine, uma posição muito limitada e não está correspondendo às expectativas que se tinha dela. Para o professor, é triste ver que ela não foi escutada quando pediu aos ministros para interromperem a discussão. “A situação é muito delicada, de uma falta de respeito generalizada pelos poderes da República, e é muito difícil isso ter um bom resultado.”

Ouça acima o áudio na íntegra.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.