Ônibus elétricos ajudam a diminuir poluição atmosférica, diz especialista

Segundo o professor Paulo Henrique Sant’Ana, benefícios da frota elétrica chegam a 100% em comparação aos veículos a diesel quanto à emissão de poluentes

O programa Ambiente É o Meio desta quarta-feira, 24 de junho, conversa com o professor Paulo Henrique de Mello Sant’Ana, do Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do ABC (UFABC) de São Paulo, sobre o uso de energia elétrica em transportes coletivos.

Segundo Sant’Ana, a energia é um bem que promove o progresso econômico, social, ambiental e político da sociedade desde os primórdios da civilização. No caso dos ônibus, afirma que a eletricidade é a alternativa ideal para que cidades consigam atingir metas na redução de gases poluentes. 

Diz que os benefícios da utilização de ônibus elétricos em relação às emissões chegam a 100%, quando comparados às frotas que utilizam óleo diesel como combustível, “porque a frota elétrica não emite gases locais e de efeito estufa”. Afirma que, “se considerarmos o ganho para a população, estamos trocando um ônibus que emite muito por outro que não emite nada”. 

Além disso, diz que a utilização de frotas de ônibus elétricos é uma tendência que tem conquistado o mercado, mas que a proposta esbarra na questão econômica, pois o valor de um veículo elétrico gira em torno de R$ 1 milhão, enquanto o de uma frota a diesel custa cerca de R$ 500 mil. “Eu diria que é um caminho sem volta. O mercado está querendo isso, mas, para trazer essa tecnologia, é preciso incentivo de políticas públicas”, afirma.  

Ouça no player acima o programa Ambiente É o Meio na íntegra.


Ambiente é o meio

Apresentação: Professores Marcelo Marine Pereira de Souza e José Marcelino de Resende Pinto (ambos professores da FFCLRP)
Coordenação: Rosemeire Talamone
Produção: Marcelo Marine Pereira de Souza e José Marcelino de Resende Pinto (ambos professores da FFCLRP)
Edição Geral: Cinderela Caldeira
Edição Sonora: Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana
E-mail: ouvinte@usp.br
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS .
.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.