“Série Energia”: Na contramão da sustentabilidade, carvão mineral segue firme na produção de energia térmica

Brasil deve expandir em 1.400 MW de produção de energia termelétrica para diminuir dependência da energia hidrelétrica, principalmente em épocas de seca

 29/07/2022 - Publicado há 2 anos
Por

 

Usina termelétrica – Imagem: Valdas Miskinis por Pixabay

 

Logo da Rádio USP

As usinas termelétricas transformam energia térmica em elétrica e isso acontece através da queima de biomassa ou de um combustível fóssil, como o carvão mineral, por exemplo, que é um recurso não renovável produzido através da incarbonização, que é um processo natural em que os restos vegetais que habitaram locais pantanosos há centenas de anos se transformam em rochas de alto poder energético. Essas rochas podem ser queimadas para se obter energia.

O processo de obtenção de energia nas termelétricas se inicia quando é gerado o calor através da queima do carvão, que aquece a água contida numa caldeira até vaporizá-la. O vapor produzido movimenta as turbinas que, por sua vez, acionam os geradores e realizam a conversão para energia elétrica.

Embora a tendência mundial seja de diminuição do uso de combustíveis fósseis, principalmente com o aumento da descarbonização ao longo dos anos e do crescimento das energias renováveis, os combustíveis fósseis ainda são muito usados em todo o mundo.

Alguns dos benefícios do uso do carvão vegetal são o baixo custo e a eficiência, já que produz mais calor do que as demais fontes e permite produzir mais energia com menos material. Outra vantagem é que, apesar de ser um recurso não renovável, pode ser encontrado em grandes quantidades em diversos lugares do mundo.

No Brasil, o carvão mineral representa cerca de 5% da matriz energética e 3% da matriz elétrica, mas existem planos que preveem 1.400 MW em expansão das termelétricas a carvão, conforme explicitado no Plano Decenal de Expansão de Energia para 2031, do Ministério de Minas e Energia. O plano é uma estratégia para a diversificação da matriz e diminuição da dependência da energia hidrelétrica, principalmente em épocas de crise hídrica.     

A Série Energia tem apresentação do professor Fernando de Lima Caneppele (FZEA), que produziu este episódio com Ana Cristina Barone Machado, aluna do curso de Engenharia de Alimentos (FZEA). A coprodução é de Ferraz Junior e edição da Rádio USP Ribeirão. Você pode sintonizar a Rádio USP Ribeirão Preto em FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS.

Ouça no player acima o episódio completo.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.