“Série Energia”: Energia solar flutuante é tendência em vários países, inclusive no Brasil

Apesar do alto custo de produção, as vantagens compensam o investimento. Quem explica é o professor Fernando de Lima Caneppele (FZEA) na “Série Energia”

 25/03/2022 - Publicado há 2 anos
Por

 

Plataforma de energia solar flutuante de Sobradinho – BA. Crédito: portalsolar.com.br
Logo da Rádio USP

Podem ser de dois tipos: Aquelas cujas plataformas flutuantes podem ser construídas com flutuadores puros fabricados em plástico reforçado com fibra de vidro e usados nos casos onde as placas são colocadas diretamente sobre eles. E também as feitas com os flutuadores com estrutura de metal onde fixa-se o módulo. Esses flutuadores mantêm as placas na inclinação ideal para captar a melhor incidência solar.

O sistema de energia solar flutuante é mais recomendado para geração de altas taxas de energia, tendo em vista que apresenta maior custo de instalação e dificuldade de manutenção. Mesmo assim, tem crescido em todo o mundo devido às vantagens que oferece como, por exemplo, ocupar áreas molhadas que não poderiam ser usadas para outras finalidades, liberando os espaços em terra para outras instalações e até mesmo para a agropecuária.

No Brasil, a maior usina solar flutuante do país está localizada no reservatório da hidrelétrica de Sobradinho, no sertão da Bahia. Foi inaugurada em 2019 e hoje conta com 7,3 mil módulos fotovoltaicos sobre 10 mil m² do reservatório, gerando 1 MW, suficiente para abastecer 1,5 mil casas.

A Série Energia tem apresentação do professor Fernando de Lima Caneppele (FZEA), que produziu este episódio com Mariana Zanarotti Shimako, aluna de Engenharia de Biossistemas (FZEA). A coprodução é de Ferraz Junior e edição da Rádio USP Ribeirão. Você pode sintonizar a Rádio USP Ribeirão Preto em FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.