Série “Energia”: A energia hidrelétrica remonta aos tempos da antiguidade e, no Brasil, continua sendo a mais utilizada

Na série “Energia”, o professor Fernando de Lima Caneppele conta a história da energia hidrelétrica como a mais antiga fonte de energia renovável

 18/03/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 12/06/2023 as 12:18
Por
Foto: Caio Coronel / Itaipu Binacional via Fotos Públicas

 

A utilização de água em movimento para gerar energia, a mais antiga forma de produção de energia renovável, remonta aos tempos da Grécia Antiga e do Império Romano, há vários séculos, enquanto na Europa se fazia uso de moinhos movidos à água. Em 1878, nos Estados Unidos, uma usina hidrelétrica de pequeno porte foi instalada pela primeira vez. Atualmente, as usinas possuem grande capacidade e a energia elétrica produzida por elas alcança milhões de pessoas.

Mundialmente, mais da metade da geração de energia elétrica provém de recursos não renováveis, os combustíveis fósseis. Em 2019, 16,1% de toda a energia elétrica produzida originou-se de usinas hidrelétricas. Já em âmbito nacional, os números são bem diferentes, 83% da produção de energia elétrica foi obtida a partir de fontes renováveis e 64,9% de toda a energia do País se originou nas hidrelétricas. Os países que mais utilizam hidrelétricas são Brasil, China, Canadá, Rússia e Estados Unidos.

A energia produzida em hidrelétricas é uma das mais limpas e seguras, emite uma baixa quantidade de poluentes. As usinas hidrelétricas utilizam a energia presente nas correntes dos rios e a transformam em energia cinética para movimentar uma turbina que transforma essa energia em energia elétrica. Uma usina hidrelétrica é essencialmente composta de barragem, turbinas e geradores.

A série Energia tem apresentação do professor Fernando de Lima Caneppele (FZEA), que produziu este episódio com Iris Montani Gasparoto (discente USP Pirassununga). A coprodução é de Ferraz Junior e edição da Rádio USP Ribeirão. Você pode sintonizar a Rádio USP Ribeirão Preto em FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS.

Ouça no player acima o episódio na íntegra sobre eficiência energética.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.