Série “Energia”: Usinas termelétricas à biomassa crescem e se consolidam na matriz energética

As termelétricas devem dobrar a produção atual até 2050, segundo o Plano Nacional de Energia (MME)  

 01/04/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 12/06/2023 as 12:17
Por
Imagem: Pixabay License
Logo da Rádio USP

As usinas termelétricas podem funcionar com diversos combustíveis, como, por exemplo, gás natural, petróleo e carvão mineral. Essas fontes fazem parte dos chamados combustíveis fósseis, que são formas de energia não renováveis, conhecidas pela emissão de gases que provocam o efeito estufa na atmosfera. Porém, existem também as usinas que utilizam fontes renováveis para a queima, que é o caso das usinas termelétricas à biomassa.

Biomassa é o nome dado à matéria orgânica que pode ser usada para produzir energia. No Brasil utilizam-se amplamente os resíduos orgânicos e agrícolas, como o bagaço da cana de açúcar e o biogás. É uma fonte renovável, que permite reutilizar materiais e apresenta baixo custo e pouco impacto ambiental.

Em janeiro deste ano, as usinas operando com biomassa da cana-de-açúcar, por exemplo, atingiram 12.021 MW de potência instalada, o que lhe conferiu a quarta posição dentre as fontes mais importantes na matriz elétrica brasileira. Além disso, o Plano Nacional de Energia para 2050, aprovado pelo Ministério de Minas e Energia (MME), estima que o potencial energético da biomassa já será superior ao dobro da demanda energética do País e que, com o avanço tecnológico do plantio e aproveitamento de resíduos, será uma das fontes de energia de maior destaque no futuro. 

A série Energia tem apresentação do professor Fernando de Lima Caneppele (FZEA), que produziu este episódio com Ana Cristina Barone Machado, aluna do curso de Engenharia de Alimentos (FZEA). A coprodução é de Ferraz Junior e edição da Rádio USP Ribeirão. Você pode sintonizar a Rádio USP Ribeirão Preto em FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.