“Série Energia”: A busca pela segurança energética com a guerra da Ucrânia

Conflito deve atingir fornecimento do insumo na Europa e reacende importância das fontes alternativas como resposta para a instabilidade do setor

07/10/2022 - Publicado há 2 anos
Guerra na Ucrânia gera incertezas no fornecimento de energia para a Europa – Foto: Manhhai/Visualhunt
Logo da Rádio USP

A descoberta do petróleo e seus derivados em meados do século 19 trouxe a falsa impressão de que a humanidade teria à disposição energia barata e abundante para sanar suas necessidades produtivas e expandir a qualidade de vida da população mundial. E foi assim por décadas. Mas a guerra na Ucrânia, para além da crise humanitária inerente ao próprio conflito, trouxe uma grande instabilidade para o abastecimento energético da Europa, que hoje discute uma possível escassez de energia e a já certa elevação dos preços do setor. Esse cenário de incertezas traz à tona a questão da segurança energética, tema deste episódio da Série Energia.

Durante a primeira metade do século 20 a oferta do produto foi abundante até a chamada primeira crise do petróleo ou, ainda, o choque do petróleo da década de 1970. Nesse período, surgiu a ideia de que a humanidade precisaria de alternativas, buscar outras fontes e apareceu o conceito das energias alternativas. E o principal objetivo das energias alternativas é, exatamente, o de prover a segurança energética, conceito que emergiu e se fortaleceu no contexto dos choques do petróleo.

Segundo a Agência Internacional de Energia, ligada à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a segurança energética pode ser definida como a oferta e a disponibilidade de serviços energéticos ininterruptos, em quantidades suficientes e a preços acessíveis para toda a população.

A escassez energética causa efeitos diretos, como os “blackouts” do setor elétrico e efeitos indiretos como o aumento dos custos de energia elétrica e de combustíveis. Pode se dizer então que a segurança energética é ferramenta importante para o desenvolvimento social e econômico de um país.

A Série Energia tem apresentação do professor Fernando de Lima Caneppele (FZEA), que produziu este episódio com Murilo Miceno Frigo, discente de doutorado e professor do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul. A coprodução é de Ferraz Junior e edição da Rádio USP Ribeirão. Você pode sintonizar a Rádio USP Ribeirão Preto em FM 107,9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS.