Série “Energia”: Alternativa para aquecer água e baixar custo de energia é fácil de construir

Sistema usa calor do Sol para aquecer água que abastece a casa e tem vantagens sobre sistemas a gás ou mesmo energia elétrica

 08/04/2022 - Publicado há 2 anos
Por
Foto: Reprodução/Flickr

O aquecimento solar de água pode ser usado para banho e lavar louça, entre outras atividades domésticas. Além de usar uma fonte de energia limpa e renovável e contribuir com o meio ambiente, o aquecedor solar também reduz o gasto com energia elétrica. Esse sistema é composto de um reservatório de água térmico, que é abastecido pela caixa d’água e por placas coletoras que captam a radiação solar, ou seja, o calor vindo do Sol. 

A água do reservatório passa pelas placas que estão quentes e retornam ao reservatório, que a mantém aquecida por um período de tempo. Essa água quente fica disponível ao usuário quando ele desejar usá-la. Vale ressaltar que as tubulações da construção devem ser de cobre, pois suportam maiores temperaturas.

O uso desses sistemas caseiros se mostra vantajoso quando comparado aos que funcionam com energia elétrica ou a gás. São versáteis, podem ser instalados em várias situações e locais e são de fácil acesso por usar materiais facilmente obtidos em lojas de materiais de construção. 

A série Energia tem apresentação do professor Fernando de Lima Caneppele (FZEA), que produziu este episódio com Mariana Zanarotti Shimako, aluna de Engenharia de Biossistemas (FZEA). A coprodução é de Ferraz Junior e edição da Rádio USP Ribeirão. Você pode sintonizar a Rádio USP Ribeirão Preto em FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.