Petrobras: “Ou se cumpre a lei, ou se muda a lei”

Ex-diretor da empresa, Ildo Sauer, da USP, afirma que a tragédia da Petrobras não está nela, mas em Brasília

07/04/2022 - Publicado há 2 anos
Foto: Flickr

A Petrobras vive uma crise em função, mais uma vez, da elevação do preço dos combustíveis, provocado, entre outras causas, pela guerra entre a Rússia e a Ucrânia. Enquanto o governo revela o desejo de abaixar ou segurar os preços dos combustíveis no País, o arcabouço legal vigente em torno da Petrobras impede a concretização desse objetivo.

Docente do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP, o professor Ildo Sauer, que foi diretor da Petrobras entre 2003 e 2007, analisa criticamente, na entrevista a seguir, a partir de sua vivência no setor, a situação e as controvérsias históricas que envolvem a disputa.

Professor Ildo Sauer – Foto: Wikimedia Commmons

Para tentar operar os preços, o governo federal anunciou, nesta semana, novos nomes para o comando da empresa, depois de ter manobrado para a saída da presidência do general Joaquim Silva e Luna, que se aferrava às determinações legais.

Os indicados são José Mauro Ferreira Coelho para a presidência da empresa e Márcio Andrade Weber para a presidência do Conselho de Administração, ambos com experiência na área – os nomes dos dois ainda serão analisados pelo Conselho de Administração

Os primeiros dois nomes indicados, Adriano Pires para a presidência e Rodolfo Landim para a do Conselho, não emplacaram em função de incompatibilidades entre suas ocupações atuais e o exercício de cargos de direção na empresa.

Veja abaixo a análise do professor Ildo Sauer.