“Série Energia”: Usinas termelétricas a gás natural respondem por 12% da matriz energética

Fonte de energia não renovável, o gás natural é produzido pela degradação de matéria orgânica e é composto principalmente de metano

 08/08/2022 - Publicado há 2 anos
Por
Fonte de energia não renovável, o gás natural é produzido pela degradação de matéria orgânica e é composto principalmente de metano – Imagem de Joe por Pixabay
Logo da Rádio USP

O gás natural, assim como o carvão mineral, como foi tratado no episódio da Série Energia da semana de 29 de julho, também é um combustível fóssil utilizado na produção de energia através das usinas termelétricas. O gás natural é um combustível que resulta do processo natural de degradação de matéria orgânica como, por exemplo, os restos de plantas, animais, etc. O princípio de funcionamento das usinas movidas pelo insumo é similar ao das demais termelétricas, com algumas diferenças. 

As usinas a gás natural funcionam através da queima do gás que está misturado ao ar presente no combustor das turbinas, gerando gases de alta pressão e temperatura. A força desses gases obtidos movimenta as turbinas e, em seguida, os geradores são ativados, convertendo a energia mecânica em elétrica.

No entanto, as termelétricas a gás natural apresentam uma particularidade: podem funcionar de duas formas principais, o ciclo aberto ou ciclo combinado. No ciclo aberto, o processo se inicia com a combustão dos gases, seguindo para a movimentação das turbinas e finalizando com a ativação do gerador.

Como os gases que eventualmente escapam da turbina possuem altas temperaturas, eles também podem ser aproveitados para vaporizar a água presente em caldeiras, movimentando outra turbina e ativando outro gerador. Isso é o que se chama de ciclo combinado, em que se utiliza o mesmo combustível para geração por dois princípios diferentes, garantindo a produção de mais energia e, consequentemente, maior eficiência da termelétrica.

O gás natural é extraído da terra através de perfurações no solo. Ele é composto principalmente de metano, um gás altamente inflamável muito usado para a produção de energia e outras atividades como, por exemplo, abastecer carros movidos a gás e produzir fertilizantes na indústria petroquímica.

No Brasil, as termelétricas que operam a gás natural respondem por cerca de 12% da geração energética e 8% da geração elétrica, e contam com mais de 12 GW de potência instalada, com previsões de aumento nos próximos anos. 

A Série Energia tem apresentação do professor Fernando de Lima Caneppele (FZEA), que produziu este episódio com Ana Cristina Barone Machado, aluna do curso de Engenharia de Alimentos (FZEA). A coprodução é de Ferraz Junior e edição da Rádio USP Ribeirão. Você pode sintonizar a Rádio USP Ribeirão Preto em FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.