Algoritmo pode ajudar no gerenciamento de várias fontes de energia elétrica

Patente USP, desenvolvida por Luís Fernando Moreira Machado, pretende entregar melhor custo-benefício para essa logística

 21/11/2023 - Publicado há 5 meses

A qualidade no fornecimento de energia elétrica é garantida por normas técnicas – Foto: Bishnu Sarangi/Pixabay

 

Logo da Rádio USP

O mês de agosto foi marcado por uma alta de 2,9% do consumo nacional de energia elétrica, com 43.405 GWh, em comparação ao mesmo mês do ano passado. É o décimo mês consecutivo de crescimento, segundo a Resenha Mensal da Empresa de Pesquisa Energética. Esse crescimento foi puxado pelo consumo residencial, com uma alta de 7,4%, seguido do comercial (5,0%) e do industrial (0,7%). 

Luís Fernando Moreira Machado – Foto: LinkedIn

Esse consumo aumentado tem resultados na conta de luz no final do mês. Por exemplo, uma casa com televisão, ar condicionado, luz e TV a cabo paga mais de R$ 200 ao mês de energia elétrica, segundo simulador da Enel. Para reduzir esse custo, há algumas estratégias que podem ser usadas para melhor gerenciar o gasto de energia elétrica.

Algumas residências e estabelecimentos são abastecidos por uma geração distribuída de energia, ou seja, estão conectadas diretamente a uma rede de distribuição, que contempla fontes de energia renováveis ou não. Também muitos deles optam por combinar essa rede com um sistema de armazenamento de energia, como geradores e baterias. 

Pensando nisso, como pesquisa de seu doutorado em Energia Elétrica pela Universidade de São Paulo, Luís Fernando Moreira Machado desenvolveu um algoritmo que coordena e gerencia as fontes de energia, como os geradores a diesel, gás e as cargas de um sistema elétrico. 

Funcionamento do algoritmo

O algoritmo funciona com base nas tarifas de energia e os valores financeiros dos custos dos combustíveis dos geradores. “Podemos fazer a analogia com um maestro que coordena e harmoniza os instrumentos de uma orquestra para que a mágica aconteça”, diz Machado. Ele realiza o planejamento e a otimização do uso das fontes de energia por meio de dados financeiros e das informações sobre o consumo de energia, com a finalidade de otimizar o consumo.  Por exemplo, se o preço da energia estiver alto e o preço do combustível do gerador estiver baixo, o algoritmo realiza essa análise financeira e aciona o gerador determinando a sua potência de operação”, explica.  

O produto está em um estágio de TRL (Nível de Maturidade Tecnológica) entre três e quatro. Isso significa que acabou de sair da pesquisa, mas ainda é necessário fazer provas de conceito para futuras prototipagens. Atualmente, o projeto está em busca de fomento. 


Momento Tecnologia
Produção: Julia Estanislau, Guilherme Castro Sousa, Alessandra Ueno
Edição de som:  Bruno Torres
Produção geral:  Cinderela Caldeira
E-mail: ouvinte@usp.br
Horário: Quinzenalmente, terças-feiras, às 8h35

O Momento Tecnologia vai ao ar na Rádio USP, quinzenalmente, terças-feiras, às 8h35 – São Paulo 93,7 MHz e Ribeirão Preto 107,9 MHz e também nos principais agregadores de podcast  Veja todos os episódios do Momento Tecnologia

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.