O que as manifestações de 2013 deflagraram

O ciclo político iniciado há dez anos engrossou a disputa política entre a esquerda e a direita no Brasil

 23/06/2023 - Publicado há 10 meses     Atualizado: 28/06/2023 as 13:14

O 10º aniversário das manifestações políticas de rua de junho de 2013 tem sido extensamente registrado pela imprensa, relembrando os fatos e analisando suas consequências ao longo dos anos subsequentes até hoje.

Para recordar e refletir sobre as manifestações Desafios entrevista Angela Alonso, professora do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, coordenadora adjunta de Ciências Humanas e Sociais, Arquitetura, Economia e Administração da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), pesquisadora do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), instituição da qual foi presidente entre 2015 e 2019 e autora de vários livros. Um deles, recente, foi Treze, a Política de Rua de Lula a Dilma, tema da entrevista a seguir.

Menos Marx, Mais Mises

Para ampliar a visão e o entendimento dos acontecimentos em torno de 2013, reproduzimos também uma entrevista de setembro de 2020 sobre o premiado livro Menos Marx, Mais Mises, na qual Camila Rocha, doutora pelo Programa de Pós-graduação em Ciência Política da FFLCH-USP e pesquisadora do Cebrap, discorre sobre como a direita retornou ao protagonismo no Brasil. Assista a seguir.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.