Professor da USP é premiado pela Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo

Dennis de Oliveira, da Escola de Comunicações e Artes, foi reconhecido pelas contribuições ao ensino do jornalismo e luta antirracista

Publicado: 29/04/2024
Dennis de Oliveira foi eleito Personalidade destaque no ensino de jornalismo brasileiro de 2023 pelas atividades acadêmicas e liderança – Foto: CJE ECA / USP
+ Mais

Artistas africanos conquistam espaço em “São Palco”, a cidade afropolitana

Mulheres têm agora uma data nacional que exalta a sua importância no samba brasileiro

A Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (Abej) elegeu o professor e ativista do movimento negro Dennis de Oliveira como Personalidade destaque no ensino de jornalismo brasileiro de 2023. A premiação, criada em 2019, reconhece professores da área do jornalismo que tenham notoriedade perante a comunidade acadêmica. Os critérios da premiação são: capacidade de liderança; atividades acadêmicas (ensino, pesquisa e extensão); organização de projetos; desenvolvimento de metodologias e práticas inovadoras que contribuam para a excelência do ensino de jornalismo.

Além das contribuições no ensino do jornalismo, ao entregar a premiação, a Abej destacou a luta de Dennis contra o racismo. “O professor Dennis é um ótimo exemplo de intelectual orgânico. Personalidade destacada na luta antirracista. É uma das figuras proeminentes na USP, onde atua como professor há duas décadas, no avanço do sistema de cotas raciais e nos mecanismos institucionais para assegurá-las”, informou a Abej na premiação.

Dennis de Oliveira é jornalista e pesquisador – Foto: Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo

“Ser agraciado pela Abej como destaque no ensino de jornalismo é motivo de aumentar minha convicção de estar no caminho certo. Principalmente porque os motivos que levaram a Abej a me conceder esta homenagem são não somente a minha trajetória acadêmica, mas a de um intelectual orgânico comprometido com as lutas sociais da população da periferia e o combate ao racismo”, disse o professor em suas redes sociais. “Sim, acredito em um jornalismo que seja de fato emancipatório e articulado com a batalha por uma sociedade mais justa”, concluiu.

Além de professor associado da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, Dennis é jornalista, doutor em Ciências da Comunicação, colunista do Jornal da USP e autor de três livros. Atua nas áreas da comunicação, cultura, movimentos sociais, relações étnico-raciais e teorias decoloniais.

É coordenador científico do Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação (Celacc), pesquisador do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP e professor visitante de diferentes universidades na América Latina.