Mosaicos Culturais #10: Nana Caymmi canta quando “amores terminam no escuro”

Ouvintes da Rádio USP podem apreciar o bolero que retrata como morrer de amor para tentar reviver, que tocava nos fones de ouvido de João, estudante de Jornalismo na USP

Publicado: 29/04/2024     Atualizado: 30/04/2024 as 16:19
Mosaicos Culturais - USP
Mosaicos Culturais #10: Nana Caymmi canta quando “amores terminam no escuro”
/

Dinahir Tostes Caymmi, conhecida como Nana Caymmi deu início à sua carreira em 1960 ao gravar Acalanto no álbum de seu pai, Dorival Caymmi. Seu primeiro disco solo, intitulado Nana, foi lançado três anos depois.

Capa de Resposta ao tempo, de Nana Caymmi. 1998. EMI. Produtores: José Milton/Torcuato Mariano

Em 1998, a faixa-título do álbum Resposta ao Tempo, dos compositores Aldir Blanc (1946-2020) e Cristovão Bastos – que também fez os arranjos–, tornou-se tema de abertura da minissérie da TV Globo: Hilda Furacão, de Gloria Perez, baseada no romance homônimo de Roberto Drummond, ganhando destaque nas rádios

Aliás, em levantamento da época, Nana Caymmi contabilizava 48 músicas incluídas em trilhas sonoras de novelas, séries e minisséries. Em 1999, seu álbum Resposta ao Tempo recebeu o Disco de Ouro pelas cem mil cópias vendidas.

Enquanto ouvia Resposta ao Tempo, João, estudante de Jornalismo da Faculdade de Comunicações e Artes da USP, participou da enquete do programa Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem, da Rádio USP. João teve contato com uma pequena parte da canção em um reels do Instagram e ficou encantado.  Ele nos disse que a letra trata de como o tempo pode “brincar” com os sentimentos.

Ouça o podcast no link acima.

Os estudantes da USP podem participar de Mosaicos Culturais. Basta gravar um áudio respondendo à pergunta “O que você está ouvindo?” e enviá-lo para a Rádio USP (WhatsApp [11] 97281-5789).

Este podcast reproduz o programa Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem, transmitido nos dias 26 e 29 de abril de 2024 (dia 27 de abril, foi a data em que Nana Caymmi completou 83 anos de idade). O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h e às 16h, pela Rádio USP (93,7 MHz, em São Paulo, e 107,9 MHz, em Ribeirão Preto), inclusive via internet, através do site da emissora. O programa também é publicado em formato de podcast no site do Jornal da USP.

As edições anteriores de Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem estão disponíveis neste link.