Regulamentação do transporte oceânico garante o funcionamento do comércio mundial

Segundo o professor Bernardo Andrade, o transporte marítimo é essencial para o mundo globalizado e sua regulamentação permite seu funcionamento e a preservação ambiental

 08/10/2021 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 15/10/2021 as 13:31
A preservação do meio ambiente é um dos desafios que o tráfego marinho tem pela frente- Foto: Thanasis Papazacharias – Pixabay

O transporte marítimo é um modal indispensável da economia mundial, sendo responsável por 80% das cargas do comércio mundial. Atualmente, existem cerca de 2 mil regiões portuárias no mundo para receber essas embarcações. Todo o tráfego marítimo é regido por convenções internacionais, como a Organização Marítima Internacional (IMO), para garantir a segurança de todo sistema que envolve as embarcações e portos. 

“O transporte marítimo é na realidade uma grande cadeia global logística que permite essa movimentação de exportação, importação de cargas e movimenta a economia de todos os países”, contou ao Jornal da USP no Ar 1ª Edição o professor Bernardo Andrade, do Departamento de Engenharia Naval e Oceânica da Escola Politécnica (Poli) da USP. Segundo ele, o tamanho da cadeia de transporte marítimo possui uma forte regulamentação para evitar riscos e perdas de todos os envolvidos. Além disso, a normatização desse modal prevê a responsabilidade das embarcações no âmbito ambiental, estabelecendo regras em torno da poluição gerada por navios nos oceanos e na atmosfera. 

Para Andrade, a preservação do meio ambiente é um dos desafios que o tráfego marinho tem pela frente. Entre as metas estabelecidas pela IMO, está a redução das emissões de gases do efeito estufa em 40% até 2030 e que essa emissão chegue a zero até o final do século. As metas foram estabelecidas baseadas nas emissões de gases de 2008. 

O Brasil também é signatário das convenções marítimas, o que estabelece que qualquer embarcação em águas nacionais e na região costeira do País deve respeitar as regras da IMO, independentemente do tipo de embarcação e navegação. “Então, as embarcações e os operadores são obrigados, aqui no Brasil, a respeitar essas legislações”, explica Andrade sobre o funcionamento das normas marítimas no Brasil, e conclui: “Sem isso eles não podem ser aceitos nos portos e isso é fundamental para que o Brasil tenha um comércio de importação e exportação de mercadorias”.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.