Faltam estímulos para mobilização de rua contra Temer

Após impeachment de Dilma, população se encontra desencantada com um país mais corrupto do que se acreditava

Às vésperas da votação do processo contra Temer no plenário da Câmara, uma pesquisa do Ibope mostrou que 81% dos eleitores defendem a aceitação da denúncia. O professor de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, Adrian Lavalle, diz que a pesquisa teria peso para os deputados somente se fosse acompanhada da mobilização de rua. 

Foto: Richard Silva/ PCdoB na Câmara via Flickr – CC

Ele explica que a falta de estímulo por parte das elites política e econômica, bem como por parte da mídia, dificulta esse tipo de manifestação. Segundo o professor, o comportamento do eleitor nas urnas, em relação àqueles que votarem a favor de Temer, dependerá de como os fatos atuais serão reconstruídos pelos políticos.

O Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados, Faculdade de Medicina e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.


  •  
  •  
  •  
  •  
  •