Eleição do Parlamento Europeu coloca em risco identidade da União Europeia

Especialista analisa quem e o que está alavancando a extrema-direita na União Europeia

Nesta edição, a professora Marília Fiorillo comenta sobre as eleições para a renovação do Parlamento Europeu. De acordo com Fiorillo, um fantasma ronda essa eleição: o avanço da extrema-direita nacionalista, os eurocéticos e os eurofóbicos.

O que está em jogo, segundo a professora, é a própria sobrevivência do projeto de identidade da União Europeia, “pois é o Parlamento que formula as políticas de comércio, segurança e meio ambiente”.

Marília ressalta que há um certo paradoxo nessa ideia de se criar uma internacional composta de ultranacionalista. “Ninguém gosta de ninguém. É possível que essa internacional esquisita consiga ganhar maior presença no Parlamento Europeu. Mas por quanto tempo essa aliança se manteria?”, questiona.

Ouça no player acima a íntegra da coluna Conflito e Diálogo.


Conflito e Diálogo
A coluna Conflito e Diálogo, com a professora Marília Fiorillo, vai ao ar toda sexta-feira às 10h50, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.


  •  
  •  
  •  
  •  
  •