Colunista pondera sobre a utilização de rolhas metálicas em garrafas de vinho

A nova tecnologia tem conquistado espaço no mercado, mas levanta dúvidas quanto à sua eficiência

 06/07/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 17/10/2016 as 17:34
20161017_vino_colunistamarcelo
Foto: Divulgação

Mauro Marcelo Alves comenta sobre a crescente utilização de roscas metálicas nas garrafas de vinho, substituindo as usuais rolhas de cortiça. Segundo ele, esta nova tecnologia – bem como as rolhas de silicone – é geralmente associada a vinhos de baixo custo, gerando, por este motivo, desconfiança quanto à sua qualidade.

O colunista ressalta, no entanto, que as preocupações são infundadas e que a técnica já está consolidada. Na Nova Zelândia, por exemplo, 70% dos vinhos já são tampados com roscas metálicas, enquanto Austrália, Chile, Argentina e Estados Unidos avançam na utilização. Alves afirma que as roscas metálicas estão sendo bem-aceitas pelos consumidores por conta da praticidade.

Os defensores da nova rolha argumentam que a vedação da rosca é perfeita. Marcelo Alves alerta, entretanto, que grandes vinhos brancos e tintos podem ser prejudicados pela rosca metálica.

Ouça a coluna na íntegra:

 

Logo da Rádio USP

logo_radiousp

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.