Burocracia é forma de separar a pessoa de seu cargo, diz colunista

Segundo Alberto do Amaral, no Brasil há uma noção errada desse sistema de execução da atividade pública

Nos  séculos 17 e 18,  a burocracia foi criada para a execução da atividade pública por funcionários com cargos definidos, para separar a pessoa pública da privada. Ela determina a rotina e hierarquia com linhas de autoridade e responsabilidade bem demarcadas. O princípio de um país democrático prevê que não haja interferência do Executivo ou do Judiciário em instituições como a Polícia e a Receita Federal, na indicação da composição de sua equipe como superintendente e diretor. Segundo o colunista Alberto do Amaral Jr.,  no Brasil existe uma tentativa de interferência nas instituições atentando contra um Estado democrático. Elas deveriam ocorrer de forma independente.


Um Olhar sobre o Mundo
A coluna Um Olhar sobre o Mundo, com o professor Alberto Amaral, vai ao ar toda segunda-feira às 10h50, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção  do Jornal da USP e TV USP.

.

 

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.