Programa na internet traz pesquisas e curiosidades sobre o mundo da zoologia

Lives mensais do Museu de Zoologia da USP mostram o trabalho de pessoas que se dedicam à pesquisa e ao acervo deste centro de excelência em estudos sobre biodiversidade da Universidade

 17/09/2020 - Publicado há 4 anos
Por
Programa realiza entrevistas com especialistas do Museu de Zoologia – Imagem: Reprodução/YouTube

.
Como docentes, estudantes e outros membros da Universidade estão lidando com a pandemia? Para responder a questão, o Museu de Zoologia da USP (MZUSP), em São Paulo, estreou o Programa Vice Versa que, por meio de entrevistas, busca desvendar desafios e tópicos relacionados à pesquisa e ao ensino durante o isolamento. 

O programa é coordenado e apresentado pelo professor Marcelo Duarte, vice-diretor do museu. Segundo ele, o objetivo da produção é manter a coesão entre os colaboradores do MZUSP neste momento de distância. As lives acontecem uma vez por mês e permanecerão enquanto houver restrições para o retorno das atividades na unidade. 

O primeiro episódio, ocorrido em 17 de agosto, por exemplo, contou com a participação de Talita Roell, pós-doutoranda do Serviço de Entomologia do museu. Durante a apresentação, ela falou sobre seu projeto de pesquisa com insetos (percevejos), além de atividades de extensão universitária promovidas durante a quarentena, com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

A última edição, do dia 16 de setembro, teve Alberto Carvalho, especialista em pesquisa e paleontólogo pelo MZUSP, como convidado. Para assistir aos episódios, basta acessar o canal do Museu de Zoologia no YouTube

As próximas lives programadas, sempre às 19 horas, são:

– 19 de outubro: Sobre arte e ciência…, com o museólogo Felipe A. Elias
– 16 de novembro:  Ai, ai que saudade que eu tenho da Bahia (de SP)…, com a ictióloga, formada pelo Programa de Pós-Graduação do MZ e professora da UFBA Priscila Camelier
– 14 de dezembro: AATGCTCC – vem que eu te explico…, com a especialista em laboratório e geneticista Jaqueline Battilana.
.
Confira os dois primeiros episódios já realizados:


Mais informações sobre as próximas lives podem ser encontradas no
site do MZUSP.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.