Violência contra mulheres jornalistas cresce on-line e presencialmente

Carlos Eduardo Lins da Silva comenta que a questão exige a implementação de medidas policiais e vindas de dentro das redações

 07/12/2020 - Publicado há 3 anos

Logo da Rádio USP

A violência contra jornalistas mulheres tem sido uma realidade cada vez mais presente para além do universo digital. É o que mostra uma pesquisa patrocinada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), junto a outras entidades: quase 75% das entrevistadas dizem ter sido vítimas de assédio, ameaças e ataques on-line e 20% delas dizem que essas agressões estão passando a ser feitas pessoalmente, se estendendo a famílias e conhecidos.

É sobre isso que o professor Carlos Eduardo Lins da Silva comenta na coluna Horizontes do Jornalismo de hoje (7). Ele lembra que, em 2017, o Comitê para a Proteção dos Jornalistas divulgou o dado de que os casos de assassinatos de profissionais dessa área haviam começado com abordagens on-line. Tendo isso em vista, “é importantíssimo que se tome algum tipo de medida, não só do ponto de vista policial, mas também nas organizações jornalísticas, para que as mulheres que trabalham nessas redações possam se sentir mais seguras e amparadas”, indica o especialista.

A atitude de líderes políticos como Trump na questão também influenciou na percepção da profissão por parte dos cidadãos. Mostrando respeito pelo trabalho da imprensa, esses ataques podem ser inibidos. Com a eleição de Joe Biden e Kamala Harris, a perspectiva é positiva nesse sentido, inclusive porque os novos integrantes da Casa Branca decidiram que toda a sua equipe de comunicação fosse integralmente feminina, enquanto o número de mulheres nas redações tradicionais não cresce há 20 anos.


Horizontes do Jornalismo
A coluna Horizontes do Jornalismo, com o professor Carlos Eduardo Lins da Silva, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção  da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.