Departamento de Jornalismo terá gestão com ênfase no colegiado

Essa é a proposta dos novos chefe e vice-chefe do departamento, Luciano Maluly e Luciano Guimarães

04/12/2020 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 07/12/2020 as 9:42
O Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Uma gestão que prioriza o colegiado, em que planos, metas, decisões e até o orçamento sejam amplamente debatidos com professores, funcionários e alunos de graduação e de pós-graduação. Esse é o principal objetivo do novo chefe do Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, professor Luciano Maluly. Ele e o vice-chefe, professor Luciano Guimarães, assumem seus cargos no próximo dia 8, para um mandato que vai até 7 de dezembro de 2022. “Essas propostas não são resultado de um impulso, mas sim um projeto construído através do diálogo com outros professores”, afirma Maluly. “Nós queremos resgatar as boas práticas de gestão compartilhada e enfraquecer a centralidade da chefia do departamento”, complementa Guimarães.

O professor Luciano Maluly – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Maluly e Guimarães expõem suas ideias num documento de 17 páginas intitulado Plano de Trabalho, que foi apresentado em 18 de novembro num seminário on-line, disponível no site do Departamento de Jornalismo e Editoração. Nele, os professores propõem ações que deem ênfase à participação de docentes, funcionários e alunos na administração do departamento, fortaleçam a prática da pesquisa científica, estimulem o debate e promovam as atividades culturais na ECA.

O documento destaca que o Departamento de Jornalismo e Editoração precisa voltar a figurar com destaque na ECA, na USP e na sociedade brasileira. Para isso, propõe o estímulo aos docentes em três áreas de atuação: a participação nas esferas acadêmicas, científicas e culturais, a divulgação de sua produção científica, artística e cultural e a melhoria das condições de ensino e pesquisa. “Queremos que a direção do departamento atue como catalisadora do trabalho coletivo, respeitando as individualidades de seus integrantes”, explicam os professores no documento.

O professor Luciano Guimarães – Foto: Marco Bonito

Aos alunos é dedicada boa parte do planejamento de Maluly e Guimarães. Entre as medidas previstas no Plano de Trabalho estão – além do estímulo à participação no Conselho do departamento – o apoio aos programas de iniciação científica, intercâmbios e monitorias, o fortalecimento das atividades de pesquisa e extensão, como a Semana de Jornalismo, o Fórum de Editoração e a Semana de Fotografia, e a maior integração entre alunos dos cursos de Jornalismo e de Editoração.

Facilitar a busca por estágio – agora obrigatório para estudantes de Jornalismo – também é uma das preocupações dos novos chefe e vice-chefe. Eles pretendem “atuar estrategicamente para criar oportunidades de estágios, monitorias e intercâmbios acadêmicos, por meio da organização e disponibilização de informações centralizadas em um canal e do fortalecimento do contato com universidades e empresas, por meio de visitas periódicas dos docentes”. Está prevista também a publicação anual de um Manual do TCC e da Iniciação Científica, com a relação dos grupos de pesquisa e professores orientadores do departamento, a fim de orientar os alunos na escolha e elaboração de projetos de pesquisa.

O respeito e a valorização dos funcionários do departamento são enfatizados no Plano de Trabalho. “Reconhecemos que os servidores técnicos e administrativos participam da vida do Departamento de Jornalismo e Editoração de forma essencial para o bom andamento das atividades de gestão, ensino, pesquisa, cultura e extensão”, lê-se no documento. “Eles passam mais tempo no prédio do departamento do que alunos e professores e têm responsabilidades que se relacionam aos docentes, aos alunos e, muitas vezes, a outras instâncias da Escola de Comunicações e Artes e da Universidade.” Respeitar a função, expertise e formação dos servidores, investir na capacitação profissional continuada deles e criar melhores condições para o desenvolvimento de suas atividades são as metas básicas em relação aos funcionários propostas no documento.

O Plano de Trabalho também contempla questões ligadas a melhorias no prédio do departamento, ao desenvolvimento tecnológico – como a ampliação dos espaços e recursos virtuais – e à preservação do ambiente. A eliminação de copos e outros materiais descartáveis, a substituição de papel toalha por secadores de mão e a implementação de um projeto de redução do uso do papel estão entre as medidas previstas.

Maluly e Guimarães lembram que as ações expostas no Plano de Trabalho são diretrizes básicas, que podem e devem ser modificadas. “A ideia é termos alguns itens como ponto de partida, mas o importante é que nossos princípios são pautados no trabalho coletivo, de forma que estarão permanentemente abertos para discussão e aprovação”, escrevem no documento.

Os professores Luciano Maluly e Luciano Guimarães assumem, respectivamente, a chefia e a vice-chefia do Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP no dia 8 de dezembro.

O Plano de Trabalho dos professores Luciano Maluly e Luciano Guimarães está disponível neste link. Clique aqui.

O seminário on-line em que foi apresentado o Plano de Trabalho, no dia 18 de novembro, está disponível no site do Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA. Clique aqui.