Redução do valor do aluguel é a tônica durante pandemia

No entanto, pedidos de despejo também são uma realidade, segundo Raquel Rolnik, para quem o governo deveria adotar medidas para proteger os mais carentes

 13/08/2020 - Publicado há 4 anos
Por

Logo da Rádio USP

Comunicado do Secovi aponta que pedidos de redução do aluguel atingiram 59% em junho, sendo boa parte com acordo. Outros 4 mil pedidos de despejo já foram apresentados, justamente por falta de pagamento, segundo dados do Tribunal de Justiça. Vale lembrar que, durante a quarentena, cerca de 9 mil sentenças foram proferidas. A situação causa surpresa pela falta de apoio governamental.

A colunista Raquel Rolnik lembra que medidas de proteção à população foram adotadas em países como Espanha, onde as ações de despejo foram suspensas por seis meses; fora isso, houve a negociação de valores beneficiando não só inquilinos, mas proprietários também. No site antievictionmap.com, os interessados podem ter uma visão global dessa situação e de como os países estão lidando com o assunto no mundo.

Ouça no player acima a íntegra da coluna Cidade para Todos.


Cidade para Todos
A coluna Cidade para Todos, com a professora Raquel Rolnik, vai ao ar quinzenalmente quinta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.