“Conflito entre Venezuela e Colômbia é desfavorável para o Brasil”

A afirmação é do embaixador Rubens Barbosa, que ressalta que o Brasil deveria agir para ajudar na negociação entre os países em crise

A crise entre a Venezuela e a Colômbia está se tornando uma situação muito delicada para a fronteira brasileira, de acordo com o embaixador Rubens Barbosa. A ameaça de conflito entre os dois países tem importância para o Brasil, que tem interesse direto na solução da crise e deveria estar agindo para acelerar a negociação. “É uma crise grave, que pode se desenvolver de maneira muito desfavorável para o País”, ressalta Barbosa.

Alguns grupos da antiga Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) resolveram voltar para a luta armada e se aliaram ao Exército de Libertação Nacional (ELN), que atua na fronteira da Venezuela. Os Estados Unidos acusam a Venezuela de apoiar esses grupos e o ELN explora minérios, sobretudo ouro, além de estar está envolvido com tráfico de drogas e garimpeiros.

Saiba mais ouvindo no link acima a íntegra da coluna Diplomacia e Interesse Nacional

O embaixador Rubens Barbosa conversa com Mário Santi.


Diplomacia e Interesse Nacional
A coluna Diplomacia e Interesse Nacional, com o professor Rubens Barbosa, vai ao ar toda terça-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

 

 

 

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.