Fortalecer a marca e valorizar ações de responsabilidade social. “Diante da crise imposta pelo coronavírus, a comunicação das empresas mudou.” Essa é a opinião do professor Eduardo Eugênio Spers, do Departamento de Economia, Administração e Sociologia, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP.
Spers fala em quebra de um ciclo nas relações de mercado que devem entrar em nova realidade pós-pandemia. “Podemos prospectar que a digitalização veio para ficar e o marketing, até então utilizado para vender, passou a seguir a linha de fortalecer a marca e investir no marketing social”, prevê.
De acordo com o professor, o conhecimento científico também sai fortalecido da crise. “As pessoas estão buscando as razões para suas atitudes. Por que tenho que colocar a máscara?” Acredito que esta é uma oportunidade para uma melhor comunicação da sociedade e o mesmo deve acontecer com o agronegócio, setor que Spers conhece mais. “No caso do agronegócio, também será necessário um planejamento a longo prazo, mas partindo do conhecimento científico.”
O professor Spers coordena o Markesalq, um grupo de pesquisa e extensão em marketing e gestão que tem a missão de gerar e disseminar conhecimento de marketing entre seus membros e com a sociedade.
Ouça íntegra da entrevista no player acima.
Por Caio Albuquerque, Divisão de Comunicação da Esalq
(Informações atualizadas em 29/5)