Robby Steinhardt mostra o poder de seu violino no rock

O vocalista da banda Kansas, homenageado pelo programa, morreu aos 71 anos, como um instrumentista raro no mundo do rock

 01/08/2021 - Publicado há 3 anos
Logo da Rádio USP

Na edição desta semana do História do Rock, Mario De Vivo fala sobre o músico Robby Steinhardt, que ficou marcado pela companhia de seu inseparável violino. Além de instrumentista, Steinhardt era vocalista da banda americana de rock progressista Kansas. O grupo musical sofreu influência das bandas inglesas e do mesmo estilo de rock.

A Kansas lançou seu primeiro álbum em 1974; nesse disco, a música Can I Tell You é executada por Steinhardt e Kerry Livgreen dividindo o vocal. Segundo De Vivo, o fato era comum no grupo, já que os dois vocalistas eram harmônicos. 

Dois anos depois, em 1976, o grupo obteve seu primeiro sucesso, com Carry On My Wayward Son e, logo no ano seguinte, veio um dos grandes sucessos da banda com a música Dust in the Wind, composta com o violino de Steinhardt.

Esse álbum de 1977 trouxe alguns clássicos da banda como: Point of Know Return e Paradox, com a sábia utilização do violino de Steinhardt fazendo a transição entre as músicas. De Vivo diz que essas passagens com o violino ficam bem claras em Paradox.

 

Ouça no player acima a íntegra do programa História do Rock.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.