Circuito Tusp de Teatro é destaque do “Express Cultura” desta quarta-feira (23/8)

O Circuito passa pelo campus de Ribeirão Preto, com três espetáculos distintos, nos dias 24, 25 e 26 de agosto

23/08/2023 - Publicado há 8 meses
As apresentações são gratuitas e abertas à comunidade universitária e à população – Imagens de Divulgação
Logo da Rádio USP

O Express Cultura desta quarta-feira (23/8) traz como destaque o vigésimo Circuito Tusp de Teatro. O Circuito Tusp é um programa de ação continuada do Teatro da USP para difusão das artes cênicas nos campi da Universidade. Nos dias 24, 25 e 26 de agosto, o Circuito passa pelo campus de Ribeirão Preto, com três espetáculos, de diferentes estilos e formatos. Com o objetivo de democratizar e pluralizar as artes cênicas brasileiras, as apresentações são gratuitas e abertas à comunidade universitária e à população. O Express Cultura entrevistou Gilson Rufino, orientador de Arte Dramática pelo Teatro da USP para mais informações sobre o Circuito Tusp.

Continuamos o Express desta quarta-feira com a programação do Sétimo Festival Nacional de Teatro. Hoje, o espetáculo apresentado é A Gata Borralheira – Uma Farsa Mineira, que estreou em 1962 no Rio de Janeiro. A peça teatral musicalizada é uma paródia do clássico da Disney, a princesa Cinderela. Com seus vestidos de bailes, costurados e planejados, o espetáculo de classificação livre começa às 20h, no Teatro Municipal, na Via São Bento, Campos Elíseos.

Ainda na programação do Festival Nacional de Teatro, tem Oficina de Imersão em Mímica Total e Teatro Físico, um estudo e vivência da arte da mímica, que a entende como ato de corporificação da vida, integrando pensamento, corpo e voz. A oficina gratuita tem início às 19h, no Auditório Sesc, que fica na Rua Tibiriçá, 50. Mas atenção, há uma limitação de 25 vagas, que serão preenchidas por ordem de chegada.

Hoje é o último dia para assistir ao espetáculo Ubu Rei, do Coletivo Teatral Commune, no Teatro do Sesi. Com classificação indicativa de 12 anos, a peça conta a história de Ubu, um personagem despótico, corrupto e o homem da confiança do Rei polonês, Venceslau. Manipulado pela esposa, o protagonista assassina o monarca e usurpa o seu trono. Exercendo o poder de forma brutal e sanguinária, Ubu irá fazer de tudo para dominar o mundo. A peça vai ser apresentada hoje às 20h, no Teatro do Sesi, com entrada gratuita e reserva de ingressos em www.sesisp.org.br, clique em “meu sesi”.

Ainda no Sesi, tem a exposição História em Quadrões: Pinturas de Maurício de Sousa, releituras de pinturas e esculturas de artistas mundialmente consagrados, mas com os personagens da Turma da Mônica. O projeto tem como objetivo popularizar a história da arte, já que os personagens criados por Maurício ao longo de mais de 60 anos de carreira fazem parte da cultura brasileira, além de levar o conhecimento artístico para todos os públicos, por meio da memória associativa. A exposição será no hall de entrada do Teatro do Sesi, na Rua João Ignachiti, 20, às quartas, quintas, sextas-feiras, sábados e domingos. A exposição começa hoje e fica em exibição até dia 30 de setembro. Para saber mais e se inteirar dos horários de funcionamento, acesse o site sesisp.org.br.

Voltando para o Sesc, hoje vai ter criação de carteira de tecido sem costura com Cláudia Coffi. Cláudia ensina o passo a passo de como fazer uma carteira de tecido, utilizando em sua montagem a cola de patchglue. A oficina tem limitação de 15 vagas, com distribuição de senhas com 30 minutos de antecedência. O evento, gratuito, começa às 19h30 no Espaço de Tecnologias e Artes do Sesc.

Nas dicas de bares com música ao vivo hoje é dia de rock. A história do rock se desdobrou em uma narrativa diversificada de estilos e influências musicais. Originado nos Estados Unidos e Reino Unido, o gênero evoluiu a partir das raízes do rhythm and blues, do country e do gospel, culminando em uma revolução sonora que abalou as estruturas da indústria musical. Na cervejaria Invicta, o musicista Beto Leonetti Trio toca o rock com grande influência do blues. O show começa às 20h, na Avenida do Café, 1881.

Desde o rock and roll, pioneiro de Chuck Berry e Elvis Presley, até o surgimento do rock psicodélico de bandas como The Beatles e The Rolling Stones, o gênero incorporou elementos do punk, do glam rock, do hard rock e do heavy metal, entre outros. Na Vila Dionísio a banda Caliwood apresenta cover de músicas que vão desde o glam rock do Arctic Monkeys até o hard rock do Red Hot Chili Peppers. O show começa às 22h, na Vila Dionísio, na Rua Eliseu Guilherme, 567. O ingresso deve ser comprado pelo site viladionisio.com.br ou presencialmente e custa R$ 15.

Essa metamorfose musical também chegou ao Brasil e virou uma escolha para artistas como Raul Seixas, Cazuza, Rita Lee e Pitty. Então no Terraço Pizza Bar, a artista Roberta Vilarinho toca rock nacional. O Terraço fica na Rua Américo Brasiliense, 1565.

*Estagiária, com orientação de Gabriel Mendeleh e edição de Rose Talamone

O Express Cultura é um programa de variedades da Rádio USP Ribeirão voltado para a divulgação de eventos culturais da cidade de Ribeirão Preto e região. Traz dicas de exposições, filmes, apresentações teatrais e de literatura. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz). Produzido e apresentado por Gabriel Mendeleh e Mel Vieira; trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana.