Vitor Luchesi é o destaque do “Express Cultura” desta terça-feira (22/8)

Luchesi faz lançamento do livro autoral “E Se Não For Deus? Como Construir Um Novo Sentido Para a Vida”, que aborda a criação de um propósito na vida sem depender de Deus

22/08/2023 - Publicado há 9 meses
Capa do livro: E Se Não For Deus? Como Construir Um Novo Sentido Para a Vida
Logo da Rádio USP

Express Cultura desta terça-feira (22/8) traz como destaque a entrevista com o aluno da USP Vitor Luchesi. Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP, Luchesi acaba de lançar o livro autoral E Se Não For Deus? Como Construir Um Novo Sentido Para a Vida, que aborda a criação de um propósito na vida sem depender de Deus, explora a história das religiões, moralidade e conceitos de divindade, examina mitos, símbolos e falácias, tanto ocidentais quanto orientais, e explora os sentimentos humanos como angústia e liberdade, com  a possibilidade de construir um novo sentido de vida. Na entrevista, o escritor compartilha os bastidores da concepção do projeto.

Nesta terça-feira, a programação para o Sétimo Festival Nacional de Teatro de Ribeirão Preto é a peça teatral A Casa de Bernarda Alba. A história do espetáculo é um conflito entre a tradição familiar de oito anos de luto, desencadeada pela morte do pai, e o amor das filhas de Bernarda pelo mesmo homem. O espetáculo foi elaborado pela Cia Divino Alto, tem entrada gratuita e classificação indicativa de 12 anos. Começa às 20h, no Teatro Minaz, na Rua Carlos Chagas, 273, e os ingressos devem ser retirados uma hora antes do evento na bilheteria do local.

Ainda na programação do Festival Nacional de Teatro, tem Oficina de Imersão em Mímica Total e Teatro Físico, um estudo e vivência da arte da mímica, que a entende como ato de corporificação da vida, integrando pensamento, corpo e voz. A oficina gratuita tem início às 19h, no Auditório Sesc, que fica na Rua Tibiriçá, 50. Mas atenção, há uma limitação de 25 vagas, que serão preenchidas por ordem de chegada.

No Sesc vai ter sessão de cinema. O longa-metragem escolhido foi O Acontecimento, de Audrey Diwan. O filme francês se passa em 1960, quando o aborto ainda era ilegal. Ao longo do filme, uma jovem trava uma batalha física e emocional em busca do procedimento do aborto. O filme é baseado no livro Hormônio, da escritora Annie Ernaux, e tem classificação indicativa de 16 anos. A sessão será às 20h, no Auditório do Sesc. Lembrando: são 30 ingressos disponíveis, que devem ser retirados com uma hora de antecedência presencialmente no Sesc.

No Museu da Imagem e do Som (MIS) de Ribeirão Preto também vai ter cinema. Na Sessão Pontos MIS, Adoniran, Meu Nome é João Rubinato é o filme escolhido. Com direção de Pedro Serrano, o filme de 2020 conta a história de Adoniran Barbosa, autor e cantor de sucessos como Trem das Onze e Saudosa Maloca. O cantor, considerado o maior sambista paulista de todos os tempos, passa pelas telonas através de imagens de arquivos raros e nunca vistas antes. A sessão é gratuita, tem início às 18h e será na Rua Cerqueira César, 371.

O Sesc promove Oficina de Ecobag com Cláudia Cofi. Cláudia ensina hoje, às 19h30, a técnica Patchglue, que consiste na criação de peças, acessórios e roupas sem a necessidade de costura. Para iniciar a modalidade, Cláudia instrui como fazer uma ecobag. A oficina tem limitação de 15 vagas, com distribuição de senhas com 30 minutos de antecedência. O evento gratuito será no Espaço de Tecnologias e Artes do Sesc.

No Theatro Pedro II, a programação é o balé: Bela Adormecida, Uma Fábula do Nosso Tempo. O espetáculo reúne mais de 100 bailarinos, que através da dança vão apresentar o conto de fadas de uma das princesas mais famosas do mundo. A apresentação gratuita é do Instituto Oswaldo Ribeiro e começa às 15h, na sala principal do Theatro Pedro II, localizado na Rua Álvares Cabral, 370. Os ingressos devem ser adquiridos pelo site Sympla.com.br.

O Theatro Pedro II também apresenta Ommanipadmehum,  espetáculo de dança contemporânea dirigido pelo coreógrafo e bailarino italiano Stéfano Fardelli, da EurAsia Dance Company, uma das maiores companhias de danças continentais. Com capacidade limitada, os ingressos gratuitos devem ser adquiridos pelo site Sympla. O espetáculo começa às 20h, na sala principal do Theatro Pedro II.

O Museu Casa de Portinari, de Brodowski, apresenta a Intervenção Artística Estátua Viva, uma imersão artística que busca inserir os visitantes na obra, proporcionando uma experiência lúdica. Nessa experiência, uma figura italiana anda pelos jardins do museu com o objetivo de resgatar a memória afetiva das imigrantes italianas. O evento é gratuito e será das 14h às 18h, nos jardins do Museu Casa de Portinari, na Praça Candido Portinari, 298, no centro de Brodowski.

Ainda no Museu Casa de Portinari, ao entardecer, ocorre show acústico de Ricardo e Tiago. Na apresentação, a dupla reproduz músicas sertanejas que exaltam o sentimento ruralista, com temáticas que abordam o dia a dia da vida do interior. A apresentação é gratuita e começa às 16h, no Giardino Portinari, na Avenida Doutor Rebouças, em Brodowski.

O Express Cultura é um programa de variedades da Rádio USP Ribeirão voltado para a divulgação de eventos culturais da cidade de Ribeirão Preto e região. Traz dicas de exposições, filmes, apresentações teatrais e de literatura. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz). Produzido e apresentado por Gabriel Mendeleh e Mel Vieira; trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana.