Problemas na visão podem surgir a partir de outras doenças

Professor explica que doenças infecciosas, endócrinas e sexualmente transmissíveis podem provocar danos à visão

Nesta edição da coluna Fique de Olho, o professor Eduardo Rocha fala sobre como doenças sistêmicas podem afetar a visão. 

Uma gestação sem o acompanhamento no pré-natal, em que a pressão arterial pode se elevar a ponto de prejudicar a visão da gestante, é um dos exemplos de doenças que podem trazer problemas oculares. Além disso, o especialista cita doenças infecciosas, endócrinas e sexualmente transmissíveis como potenciais prejudicadores da visão. 

Rocha ainda diz que o paciente sempre deve compartilhar todas as suas queixas ao médico, seja na consulta ao oftalmologista ou na consulta de rotina, para que o especialista sempre investigue as causas dos problemas.

Alimentação saudável, atividade física regular e repouso são as recomendações do professor para cuidar da saúde dos olhos e de todo o corpo.   

Ouça acima, na íntegra, a coluna Fique de Olho, com o professor Eduardo Rocha.

   


Fique de Olho
A coluna Fique de Olho, com o professor Eduardo Rocha, vai ao ar toda quarta-feira às 10h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.